Ato na Assembleia exige fim do bloqueio econômico imposto a Cuba

A Frente Parlamentar Gaúcha em Solidariedade ao Povo Cubano, a Associação Cultural José Martí e o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (CEBRAPAZ), promovem o ato pelo fim do bloqueio a Cuba.

ato no rs cuba bloqueio (divulgação)

A atividade ocorre na próxima segunda-feira (25), a partir das 18h, na Assembleia Legislativa do RS. Participa do debate o vice-chefe da Embaixada de Cuba no Brasil, Alexis Bandrich Vega.

A Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Nacional de Cuba aprovou uma moção que foi encaminhada a todos os países em favor do fim do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos aos cubanos. As autoridades querem o apoio da comunidade internacional para encerrar  o bloqueio a Cuba.

No próximo dia 26 de outubro, a ONU discute a continuidade do bloqueio econômico. Até lá, em todo o mundo, o movimento em solidariedade ao povo cubano realiza manifestações pelo fim da injustiça.

Sob embargo norte-americano desde 1962, Cuba se esforça para evitar o agravamento da crise no país ao anunciar a abertura do mercado de trabalho, demissão de cerca de 500 mil funcionários públicos e a aproximação da União Europeia.

Em setembro deste ano, na 65ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, condenou o bloqueio a Cuba em vigor há 38 anos. Ele classificou o embargo como um “ilegítimo bloqueio”.

De Porto Alegre,
Isabela Soares