Abertura da Copa em SP não muda planos em Belo Horizonte
Com o anúncio do estádio do Corinthians como equipamento oficial de São Paulo para a Copa e da cidade como sede da abertura do Mundial, nada muda na preparação de Belo Horizonte para o Mundial, segundo os comitês estadual e municipal.
Publicado 12/11/2010 17:48
“Não há qualquer alteração de cronograma, planejamento ou verba, uma vez que o Mineirão é naturalmente um estádio grande e de demanda elevada. Temos um futebol profissional forte em Belo Horizonte, com média de pública alta e um número elevado de partidas por ano”, afirmou Tadeu Barreto, presidente do núcleo gestor estadual.
Em concordância com esse pensamento, o presidente do comitê municipal, Tiago Lacerda, afirma que o planejamento não foi feito pensando na abertura. “Todas as ações de mobilidade, infraestrutura e outros aparelhos públicos são para a cidade. Acreditamos, pelo seu tamanho, que BH naturalmente terá um papel de destaque no Mundial e é para isso que estamos trabalhando”, afirma.
Sobre o papel de destaque que ambos falam, há ainda a Copa das Confederações nesse caminho. “Não há nenhuma candidatura para este ou aquele jogo, mas o Mineirão será um estádio grande e que estará pronto em 2013, por isso há, sim, uma expectativa em relação à Copa das Confederações”, disse Barreto.
Tanto o núcleo estadual quanto o comitê municipal acreditam que a decisão sobre a abertura em São Paulo não é tão definitiva quanto parece. Lacerda lembra que a decisão sobre o jogo inaugural permanece condicionada à análise do projeto do “Itaquerão”, ainda não avaliado pela Fifa.
O site da própria Fifa mantém o tom condicional em uma matéria sobre o estádio, ao afirmar que a cidade só receberá o jogo inaugural "se o projeto estiver dentro das especificações exigidas para a abertura da Copa do Mundo da FIFA".
“Não duvidamos da capacidade de São Paulo de construir um estádio dentro desses parâmetros, nem torcemos contra. O que queremos é estar em condições de realizar qualquer partida do Mundial, seja ela a abertura ou a final. Queremos ser uma cidade em condições de se destacar”, afirma Lacerda.
Com informações do Portal Copa 2014