Novo Plano Diretor da cidade do Rio

Depois de 18 anos a cidade do Rio tem um novo Plano Diretor, aprovado no dia 2 pela Câmara de Vereadores. O antigo Plano Diretor tinha sido feito em 1992 e deveria ter sido revisado em 2002. Portanto, eram oito anos de atraso que agora foram finalmente vencidos. O vereador Roberto Monteiro (PCdoB) foi o relator da Comissão Revisora do Plano Diretor.

O vereador do PCdoB comemora: “Depois de 20 meses de trabalho, inúmeras audiências públicas, dezenas de encontros com a sociedade, horas e horas de debate franco e democrático no legislativo municipal, chegamos ao fim com a aprovação de um plano, que não é perfeito, mas é fruto do processo democrático e contribuirá em muito para que a cidade cresça de forma socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente equilibrada”.

Depois de vários dias de debates, a Câmara apreciou 170 emendas, entre elas muitas questões polêmicas já foram discutidas como: a delimitação de áreas construídas em favelas, a distribuição de pílulas do dia seguinte, a liberação da exigência de estudos de impacto de vizinhança e de trânsito para templos religiosos e a emenda que cria o turno único, de sete horas, em escolas municipais

Participaram da sessão de votação 45 vereadores. O Projeto de Lei Complementar foi aprovado com 41 votos a favor e quatro contrários.