Hamas comemora aniversário com milhares de pessoas em festa
Dezenas de milhares de militantes e simpatizantes do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) encheram as ruas da Faixa de Gaza nesta terça-feira (14) para presenciar um comício de apoio ao grupo islâmico no dia de seu 23º aniversário.
Publicado 14/12/2010 20:33
Carros e edifícios foram enfeitados com o símbolo do Hamas de cores verdes e milhares de pessoas portavam bandeirinhas do movimento em sua marcha pelas ruas, em direção ao loal onde foi realizada a comemoração.
A grande multidão aplaudiu a liderança do Hamas e a promessa feita em público novamente de "jamais reconhecer o estado sionista de Israel", enquanto caças militares israelenses sobrevoavam o local, fazendo um enorme barulho para amedrontar os presentes.
"O Hamas não falhou, o Hamas não foi destruído", disse à multidão Ismail Haniyeh, o líder do movimento em Gaza. "O Hamas não fracassou em reunir o governo e a resistência", disse.
O Hamas tem sido constantemente caçado no território da Faixa de Gaza, onde administra o governo para o 1,5 milhão de habitantes que ali reside. Cerca de 250 mil pessoas estiveram presentes ao comício comemorativo.
Enquanto conserva estritamente sua retórica anti-sionista, o movimento tem cumprido uma trégua informal com Israel desde a última agressão perpetrada pelos ocupantes há dois anos, evitando contra-ataques que poderiam piorar ainda mais o bloqueio que os ocupantes impuseram sobre a região.
Qualquer ação militar israelense pode tornar ainda pior a vida para os palestinos que residem em Gaza, onde mais de 30% dos seus habitantes está desempregado e depende de ajuda externa para comer.
De acordo com a correspondente em Gaza da emissora catariana de televisão Al-Jazira, Nicole Johnston, muitas pessoas consultadas pela reportagem afirmam que o Hamas está se tornando menos popular por causa da pressão e o bloqueio cada vez mais inclemente imposto por Israel contra a área.
Da redação, com informações da Al-Jazira