Ministro do Turismo lança reforma do novo Parque Mutirama 

Solenidade de lançamento das obras do novo Parque Mutirama ocorreu ontem pelo Ministro do Turismo, Prefeito de Goiânia e secretários. 

O Ministro do Turismo, Pedro Novais esteve em Goiânia na manhã desta terça-feira (26) para lançar as obras de reconstrução do Parque Mutirama e revitalização do Bosque Botafogo, junto ao Prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, deputados federais e estaduais, vereadores, secretários, estudantes e empresários. 

 
A solenidade contou ainda com a presença do ex-prefeito Iris Rezende, que foi o idealizador do parque, construído em 1969. Em sua fala, Iris afirmou que o Mutirama é um patrimônio das crianças goianienses, elogiou a gestão do prefeito Paulo Garcia e reiterou a importância do parque para a integração das pessoas de todas as classes sociais. “A reforma vai permitir que o filho do trabalhador, do operário, cresça junto com o filho do empresário” disse.
 
O Ministro do Turismo, Pedro Novaes, afirmou que o governo federal disponibilizou para a prefeitura de Goiânia R$ 10 milhões para que as obras tenham início o mais rápido possível. Disse também que a revitalização do Mutirama impulsionará o turismo da cidade e que ele é fundamental para a formação cultural do povo. “O turismo é educação, é inclusão, é cultura. O turismo é a melhor preparação para o brasileiro enfrentar as agrulhas da vida".

A reconstrução do Parque Mutirama conta com investimentos de R$ 55,6 milhões, sendo 45,2 milhões do Ministério do Turismo (MTur), por meio do Prodetur Nacional e o restante do tesouro municipal.
 

De acordo com o Secretário Municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Orro os recursos serão destinados a aumentar em até cinco vezes a área atual do Parque, dos 95 mil metros quadrados existentes, somará cerca de 485 mil metros quadrados, com o Bosque do Botafogo incluído ao Parque, tornando-se o maior parque turístico público do Brasil.
 
 “Esta obra transformará o parque em uma referência nacional. Será um parque moderno, uma atração turística regional. Acreditamos que, quando finalizado, o Mutirama irá atrair pessoas do Tocantins, do Mato Grosso, de Minas Gerais e até do Oeste de São Paulo, pois em nenhum desses locais há um parque dessa proporção”, apontou o secretário.
 
A executora das obras será a empresa goiana Warre Engenharia. Segundo o seu diretor-presidente, Paulo Tarso Daher, a primeira parte da obra, cuja conclusão deve ocorrer em doze meses, será a construção do túnel na Avenida Araguaia.
 
O Prefeito Paulo Garcia agradeceu a vinda do ministro que honrou o compromisso e esteve presente na data de inicio das obras do novo Mutirama. Disse o Prefeito: “Leve a presidenta Dilma a importância destes recursos que o senhor destina ao nosso município e que sem esses esforços e esse trabalho não teríamos conseguido reconstruir este grande parque que será muito importante na vida das crianças”.
 
Ainda se dirigindo ao Novais, o prefeito agradeceu o reconhecimento por parte do Ministério "Agradeço ao senhor por achar que nossa cidade seja merecedora de um dos maiores projetos de seu ministério”, completou o Paulo Garcia.
 
Fundação
 
O Parque foi fundado no final dos anos 60, pelo ex-prefeito Iris Rezende que foi bastante elogiado pelos que discursaram. O atual Prefeito, Paulo Garcia falou que não poderia deixar de fora o grande líder e fundador do Parque Mutirama. Paulo explicou que Iris Rezende não pode comparecer na inauguração do parque que ele mesmo fundou, devido às circunstancias da ditadura militar, vivida nos anos 60.
 
Iris Rezende disse se sentir emocionado porque “o parque Mutirama foi um sonho sonhado e realizado há quase 40 anos”, lembrou.
 
O Prefeito agradeceu todos os presentes e principalmente aos secretários, de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde), Barbosa Neto; Agência Municipal de Obras (Amob), Francisco Antônio Silva de Almeida e de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Orro que serão os executores do Projeto do novo Mutirama.
 
O prefeito Paulo Garcia ressaltou a importância da obra para a cidade e garantiu que as obras começarão imediatamente. Disse também que, apesar da modernização do parque, os preços continuarão populares. “Essa é uma decisão política. O parque, como foi pensado há 40 anos pelo ex-prefeito Iris Rezende será mantido para garantir que a população de baixa renda continue tendo acesso ao local” afirmou o prefeito.
 
Paulo Garcia encerrou sua fala agradecendo o comparecimento do ex-prefeito Iris Rezende ao evento. “Gostaria de agradecer a ilustre presença do grande líder, Iris Rezende que foi quem imaginou e criou esse parque, e o convido para estar daqui um ano reinaugurando o maior parque público turístico do Brasil”, finalizou o prefeito.
 
Texto: Artur Dias e Eliz Brandão
Fotos: Rogério Juliano