Celinho do Sinttrocel une forças em favor do Hospital Siderúrgica
O deputado estadual Celinho do Sinttrocel (PCdoB) é um dos articuladores do movimento em defesa do Hospital Siderúrgica de Coronel Fabriciano, pauta do encontro que reuniu os deputados da bancada dos Vales do Aço e Rio Doce e prefeitos da AMVA, AMDI e do CONSAUDE, além do Secretário Extraordinário de Assuntos Metropolitanos, Alexandre Silveira, na quarta-feira, 06, em Belo Horizonte.
Publicado 08/07/2011 12:32 | Editado 04/03/2020 16:50

No encontro foi aprovada a produção de um documento a ser encaminhado às autoridades de Saúde do Estado e da União exigindo uma intervenção imediata em favor do Hospital Siderúrgica que ameça fechar as portas.
O documento vai relatar todos os problemas que o Hospital Siderúrgica enfrenta e exigir uma ação dos Governos Estadual e Federal, que vise impedir a suspensão dos atendimentos de emergência, bem como manter em funcionamento a unidade hospitalar, que já conta com uma UTI montada, mas inativa. Entre os principais argumentos para a ação, está a deficiência crônica de atendimento hospitalar na região do Vale do Aço, que ficará extremamente complicada, caso o hospital deixe de prestar os serviços de atendimento pelo SUS.
O documento será encaminhado à Secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde e deputados federais. Além deste documento, a bancada deliberou que irá marcar audiência com o Secretário de Saúde de Minas, Antonio Jorge e com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para discutir soluções imediatas e também um planejamento a médio e longo prazos que permitam a continuidade de atendimentos por parte do Hospital Siderúrgica.
Participaram da reunião além do deputado Celinho do Sinttrocel, os deputados Luis Carlos de Miranda, Rosângela Reis, Bonifácio Mourão, Carlos Henrique, Carlin Moura, Hélio Gomes e Adelmo Carneiro Leão, representando a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. Marcaram presença também os prefeitos de Joanésia e presidente do CONSAUDE, Denilson Andrade, o prefeito de Mesquita e presidente da AMVA, José Euler, o prefeito de Periquito e presidente da AMDI, Luiz Reis e o prefeito de Braúnas, Jovani Duarte Menezes.
Audiência Pública
Além das ações da bancada, o deputado Celinho do Sinttrocel tomou atitude de discutir publicamente a situação do Hospital e já teve aprovada na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, o requerimento de realização de uma audiência pública para debater o assunto com participação mais ampla dos setores da sociedade, interessados na manutenção do Hospital. “A audiência pública é um espaço onde, democraticamente, podem ser debatidos os problemas e apresentadas soluções com participação da comunidade usuária e dos sistemas de Governo, responsáveis pela gestão da saúde no município, no Estado e na União. A saúde não vai bem em Coronel Fabriciano e a busca de soluções é um dever de todos nós”, afirma o deputado Celinho.
De Coronel Fabriciano,
Maria Cristina Souza