Sem categoria

Google adquire operadora por US$ 12,5 bilhões

A aquisição foi aunciada nesta segunda (15) e ela fortalece a gigante mundial na guerra por mobilidade. A compra da Motorola Mobility acontece depois que a fabricante de celulares decidiu em 2008 usar apenas o sistema operacional móvel Android em todos os seus aparelhos.

Ela é uma consequência da falta de sucesso da Google em adquirir patentes no último ano para poder otimizar seu potencial de inovação no mundo móvel. A Motorola Mobility detém mais de 17 mil patentes e outras sete mil e quinhentas em processo de aprovação.

O Google deixou bastante claro que segue comprometido com o Android como plataforma aberta. No mercado de tecnologia & telecomunicações vemos cada vez mais uma relação de coopetição entre os participantes globais, um verdadeiro casamento entre competição e concorrência. Ou seja, o Google agora torna-se concorrente do seus principais parceiros fabricantes de smartphones e tablets que utilizam o sistema operacional Android. Por ora, a reação dos principais fabricantes parceiros da empresa como LG, Samsung e HTC tem sido muito positiva: http://www.google.com/press/motorola/quotes/.

Em termos de efeitos para seus principais concorrentes, a maior dúvida é se a Microsoft será pressionada a adquirir uma outra fabricante de telefonia móvel ou se ela se aproximará de fabricantes já consolidados via seu sistema operacional móvel. Especulação com relação a uma eventual aquisição por parte da Microsoft já faz com que ações de fabricantes de smartphones tivessem forte aumento nesta segunda (15).

Redação do Vermelho com informações do Al Jazeera English