Sem categoria

Estudante chilena em greve de fome está em estado grave

A estudante chilena Gloria Negrette, de 19 anos que está há 35 dias em greve de fome se encontra em estado grave desde segunda-feira (22/08). Ela aderiu à medida em apoio aos protestos estudantis que lutam por uma profunda reforma na educação do país. Ela se encontra internada no hospital da cidade de Buin. A informação é da agência de notícias France Presse.

Ale de Gloria, outros quatro alunos da do Liceo A-131 da comunidade agrícola de Buin participam da greve de forme. Dois deles, além de Gloria, já cumpriram mais de um mês. Outros trinta estudantes, do ensino médio e universitários, se mantêm também em jejum em diferentes lugares do Chile.

"(O estado de saúde) dela é grave e (ela) pode ficar com danos neurológicos e renais irreversíveis", disse o subsecretário de redes assistenciais do Ministério da Saúde, Luis Castillo, sobre o estado de saúde de Gloria.

Para piorar o estado de saúde da estudante, ela sofre de asma crônica. Desde o início da greve, ela perdeu 12 quilos – agora pesa 49 quilos. Ela só aceita ingerir soro e pouca água por dia, segundo Castillo.

O ministro da Saúde, Jaime Mañalich, visitou domingo a jovem e acusou adultos de a pressionarem para manter a greve. "Existe coerção, pressão; há instrumentalização para que Gloria siga a greve de fome até as últimas consequências", afirmou o ministro.

"Esta é uma decisão própria de minha convicção. Eu luto pelos estudante, isso não tem cores políticas", teria afirmado Gloria ao jornal La Segunda. "Não sou de esquerda ou de direita, tenho a convicção de seguir ao final, custe o que custar", teria dito ao jornal.

Fonte: Opera Mundi