Sem categoria

Evo Morales convoca opositores a não temerem a Justiça

O presidente boliviano, Evo Morales, chamou nesta segunda (05) seus opositores a não temerem a nova justiça, e permitirem eleições democráticas do Poder Judicial, no próximo dia 16 de outubro.

No ato pelo 229º aniversário do assassinato da heroína Bartolina Sisa, Morales assinalou que quem promove o voto nulo ou a abstenção nessas eleições dá a entender que tem algum assunto ou irregularidade pendente.

"Desde 2002,  os juízes de então, que eram selecionados através de cota política, perseguiam Evo para condená-lo por suas lutas e demandas, mas nunca fugi do país, nem o farei agora", disse.

O presidente pediu que se transmitisse às bases que os adversários da consulta de outubro também se opõem às mulheres e ao movimento camponês, porque pela primeira vez na história serão representados entre os magistrados.

Ele qualificou de atentado à democracia e contra a Constituição Política de 2009 qualquer campanha que obstaculize essa votação.

Pouco mais de cinco milhões de bolivianos elegerão nas urnas no dia 16 de outubro os integrantes dos Tribunais Constitucional, Supremo de Justiça e Agroambiental, bem como do Conselho da Magistratura.

Morales também elogiou a participação popular nesta homenagem à líder indígena na praça Murillo, que bem poderia levar seu nome, ressaltou.

No dia 5 de setembro de 1782, Bartolina Sisa foi brutalmente assassinada e esquartejada por opor-se à dominação e à opressão dos conquistadores espanhóis.

Fonte: Prensa Latina