Irã: Supervisão nuclear ocorrerá se sanções forem suspensas
O Irã está disposto a permitir uma supervisão completa do seu programa nuclear pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) durante cinco anos, caso sejam suspensas as sanções internacionais, anunciou o diretor do programa nuclear iraniano.
Publicado 05/09/2011 19:29
"Apresentamos à AIEA uma proposta de supervisão completa das atividades e do programa nuclear do Irã durante cinco anos, com a condição de que as sanções sejam suspensas", declarou Fereydoun Abbasi Davani à agência de notícias do país, Isna.
Em relação à visita do Inspetor-Chefe da AIEA, o belga Herman Nackaerts, ao Irã, Abbasi disse que o objetivo do país em convidá-lo é provar que o país não tem qualquer tipo de problema com a agência.
Nackaert visitou nesta segunda-feira a usina nuclear de Busher e as instalações de enriquecimento de urânio em Natanz e Fordo, assim como as fábrica das varetas de combustível em Isfahan e o reator de água pesada em Arak.
O Irã é um membro do Tratado de Não Proliferação Nuclear (TNPN) e membro da AIEA e tem reafirmado que o programa de energia nuclear que desenvolve é para fins pacíficos. Os Estados Unidos e seus satélites têm usado o programa como um "argumento" para impor sanções econômicas e políticas contra o país asiático.
Com agências