Sem categoria

Ex-funcionário da ONU é nomeado primeiro-ministro do Haiti

Garry Conille também foi conselheiro do enviado especial da organização para o país, o ex-presidente americano Bill Clinton; ele será o chefe do governo da ilha caribenha que é presidida por Michel Martelly.

O ex-funcionário das Nações Unidas, Garry Conille, foi nomeado primeiro-ministro do Haiti. O nome do médico, de 45 anos, foi aprovado pelo Senado haitiano.

Garry Conille também trabalhou como conselheiro do enviado especial da ONU para o Haiti, o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton.

Missões de Paz

Durante sua carreira na ONU, o agora primeiro-ministro haitiano trabalhou nas áreas de desenvolvimento e saúde em missões de paz na Etiópia e no Níger.

A aprovação de Garry Conille para chefiar o governo haitiano se deu após duas tentativas de nomeação de outros políticos. O impasse terminou por atrasar a formação do governo do presidente do país, Michel Martelly.

Martelly foi eleito em março com uma plataforma de reconstrução da ilha caribenha após o terremoto de 2010 que matou cerca de 200 mil pessoas.

O Haiti abriga uma Missão de Paz da ONU desde 2004. O componente militar da missão é liderado pelo general brasileiro, Luiz Ramos.

Fonte: Rádio das Nações Unidas