Governo anuncia formalização da TV Pernambuco na Rede Brasil

O governador Eduardo Campos irá anunciar na próxima quinta-feira, às 15h, a criação da Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC), durante solenidade no Palácio do Campo das Princesas.

A EPC, que estará vinculada a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Estado (Sectec), irá gerir a TV Pernambuco (TV PE), dando mais prioridade à veiculação de programação que valorize a cultura e os costumes pernambucanos, com conteúdo local. A idéia é contemplar as manifestações culturais do Estado e da Região, além da produção áudio-visual local, constituindo-se assim numa emissora de comunicação pública.

Na ocasião, o governador também irá formalizar, por meio de um contrato de cooperação com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), a transmissão de parte da grade de programação da Rede TV Brasil. A presidente da EBC, jornalista Tereza Cruvinel, estará presente no evento, junto com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja, e com o diretor da TV PE, Roger de Renor.

A criação da Empresa Pernambuco de Comunicação visa à autonomia administrativa da emissora, com uma participação forte da sociedade civil. A Lei que autoriza a criação da EPC prevê a constituição de um conselho gestor formado por 13 integrantes, sendo seis da sociedade civil, seis do Governo do Estado mais um representante da Associação municipalista de Pernambuco (Amupe). Quanto à manutenção, a EPC receberá verba do Governo e ficará responsável pela captação de outras fontes, como contratos publicitários e convênios.

Com isso, a EPC terá a possibilidade de criar editais para inserção de novos programas na grade, por meio de parcerias para a produção de conteúdo, contratar funcionários e comprar mais equipamentos. Agora, o Governo irá criar um grupo de trabalho que irá preparar o estatuto da EPC, definir o seu orçamento e regulamento de funcionamento.

Com as mudanças, o Governo dá continuidade à renovação da emissora no Estado. O processo de reformulação da TV pública de Pernambuco teve início em março de 2010, quando foi escolhida uma nova diretoria. Desde então, acontece uma forte reestruturação física, possível graças a compra de novos equipamentos pelo atual Governo. Foram adquiridos sete transmissores, num investimento de R$ 2,4 milhões. Atualmente, 109 municípios recebem o sinal da TV PE, cerca de 80% da cobertura do Estado.

Serviço:

Solenidade de Lançamento da EPC pelo Governador Eduardo Campos

Quando: 20/10/2011- Quinta-feira
Local: Palácio do Campo das Princesas – Sala das Bandeiras
Horário: 15h

Fonte: Site da Secretaria de Ciência e Tecnologia de PE