Vanessa comemora decisões favoráveis a Cuba e à Palestina

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), em discurso nesta terça-feira (1º), comemorou o reconhecimento da Palestina como membro pleno da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), e a decisão da Assembléia Geral das NaçõesUnidas (ONU) que, pelo 20º ano consecutivo, pede o fim do embargo econômico dos Estados Unidos contra Cuba.

Vanessa cuba palestina

A Unesco, disse a senadora, foi a primeira agência da ONU a reconhecer a Autoridade Nacional Palestina, transformando-a no 195º membro da entidade. Foram 107 votos a favor, de nações como Brasil, China, Rússia e França; 14 contrários, como Israel e Estados Unidos, e 52 abstenções.

Vanessa Grazziotin informou que, em consequência, os Estados Unidos anunciaram a suspensão do repasse de US$ 70 milhões à organização, por força de leis locais que proíbem a aplicação de recursos federais norte-americanos em qualquer agência das Nações Unidas que reconheça os palestinos antes que um acordo de paz seja firmado entre eles e Israel. O montante corresponde a pouco mais de 20 % do orçamento da entidade.

– Não tenho dúvidas que a Unesco saberá conviver com essa falta, saberá passar por cima das dificuldades e continuar atuando em sua missão no mundo inteiro – disse a senadora.

Vanessa Grazziotin também comemorou a aprovação de resolução da ONU pedindo o fim do embargo econômico dos Estados Unidos contra Cuba, aprovado há anos de forma consecutiva, mas que continua a ser ignorada pelos norte-americanos. A senadora lembrou que o embargo, em vigor desde a tomada do poder em Cuba por Fidel Castro, em 1º de janeiro de 1959, tem causado incalculáveis prejuízos à população, que vive em grande dificuldade. Foram 186 votos a favor e apenas dois contrários: de Estados Unidos e Israel.

A parlamentar também se solidarizou com o deputado estadual do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, que precisará sair do país por sofrer ameaças de morte das milícias. Ela também apresentou voto de solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desejando seu pronto restabelecimento. Lula foi diagnosticado com câncer na laringe.

Da Redação / Agência Senado