Comunistas paraenses debatem projeto ousado para 2012

*Por Moisés Alves

Em reunião da Comissão Política na última quarta-feira (16), os comunistas paraenses debateram projeto ousado para 2012 que tem como objetivos: derrotar a candidatura do PSDB na capital, o retorno das forças progressistas na prefeitura de Belém e a eleição de vereadores em Belém e a ampliação no interior.

O PCdoB vive um momento favorável no Pará, depois do processo de registro de novos filiados ampliaram-se as possibilidades eleitorais dos comunistas paraenses. De acordo com os dados do TRE-Pará, foram registrados mais de 10.000 filiados. Lideranças do povo que encontraram no partido um espaço para sua militância política e social,  muitos colocaram seus nomes para contribuir com as chapas e o projeto eleitoral do PCdoB em diversos municípios do nosso estado.

Atualmente a organização partidária esta presente em mais de 100 municípios paraenses com  grandes possibilidades eleitorais em mais de 40.

Foi lançado pré-candidatos a prefeito em 10 cidades: Belém – Jorge Panzera; Tucuruí – Roquevam; Tailândia – João Paulo Vasconcelos; Novo Repartimento – Adão Tabosa; São Felix do Xingu – Antônio Lima; Itupiranga – Filho Coragem; Curralinho – Marquinho; São João do Araguaia; Colares – Robson Marques e Brejo Grande do Araguaia – Carlão.

O Partido entra na disputa com chapas próprias ou amplas em mais de 40 cidades, dessas em dez com mais de cem mil habitantes, o que possibilita um crescimento com qualidade, além da consolidação dos atuais mandatos de vereador do PCdoB no estado e a ampliação em outros municípios, sobre tudo com grandes chances de eleição de mais de um vereador na capital em chapa própria.

Contudo é inegável o crescimento do partido no Pará, não somente do ponto de vista numérico com a filiação de novos camaradas mais também com o fortalecimento da estruturação partidária através da realização dos fóruns regionais, e a busca de um sistema adequado direção, os eventos de comunicação e o processo de formação que vai entrar em curso, do programa socialista coordenado pela secretaria de formação e propaganda.

Também o partido aumentou sua intervenção política e social nas lutas dos trabalhadores participando de varias greves e a filiação de novos sindicatos para CTB, aumentando sua visão classista. Na juventude crescemos no movimento secundarista com a conquista da UMES de Belém e o fortalecimento no movimento universitário sobre tudo nossa preparação para disputar o Diretório Central dos Estudantes da UFPa no início do ano que vem.

Belém de volta nas mãos do povo

Belém vive uma das piores administrações municipais de todos os tempos. Os problemas são vários e de todas as ordens: insuficiência na coleta de lixo, estrangulamento do sistema de transporte público, falta de saneamento básico adequado para responder as necessidades da cidade, caos na saúde e uma falta completa de políticas sociais.

É preciso avançar, e trazer Belém de volta para as mãos do povo, pra isso o PCdoB esta realizando conversas com vários partidos de esquerda e progressistas para necessidade de uma candidatura capaz de derrotar a direita conservadora em 2012.

O Partido buscará realizar palestra e seminários em conjunto com outras organizações para debater um projeto político e gestão pública para Belém.

Com esse objetivo o PCdoB lançou a pré-candidatura de Jorge Panzera para debater o futuro da cidade de Belém, acreditamos que essa atitude vai a favor das aspirações do povo que busca melhorias nas políticas publicas e participação democrática nos rumos de nossa cidade morena além de buscar um maior protagonismo na luta eleitoral.

Panzera é uma liderança jovem, tem 40 anos, foi Subchefe da Casa Civil do Governo Ana Júlia, Secretário de Estado de Esporte e Lazer do Pará de 2009 à 2010, foi candidato a deputado federal na última eleição, é atual presidente do comitê estadual do PCdoB-Pará, tem todos os requisitos para entrar nessa disputa.

Consolidar a chapa própria em Belém

Após o prazo final do TSE para cadastro de novas filiações o partido em Belém filiou novas lideranças do mundo da política e da luta do povo, muitas dela com expressão social como a da professora da UFPa e historiadora Edilza Fontes, o retorno da vice-prefeita de Ananindeua e ex-deputada, Sandra Batista e do ex-vereador de Belém Carlos Pina entre outras lideranças que disponibilizaram seus nomes como pré-candidatos a vereador fortalecendo a chapa do PCdoB em Belém para disputar as próximas eleições.

Com essas condições a possibilidade eleitoral do PCdoB cresce em 2012, é preciso consolidar a chapa própria, constituir desde já um comando de campanha, elaborar um programa pra Belém a ser defendido pelos candidatos, realizar planejamento de candidaturas, e construir um plano de mobilização. Essa será a equação adequada para alcançarmos os nossos objetivos e a vitoria eleitoral dos comunistas em Belém no pleito de 2012.

* Moisés Alves é Dirigente Estadual do PCdoB, membro da Comissão Política, atual secretário de comunicação