Sem categoria

Documentário revela porque o McDonald`s quebrou na Bolívia

Nos últimos dias tem circulado nas redes sociais uma informação que, apesar de antiga, desperta curiosidade e interesse nas pessoas. Em 2002 os oito restaurantes da rede de fast food existentes na Bolívia foram fechados no país após cinco anos de operações no país. A razão? De acordo com o documentário “Por que o McDonald’s quebrou na Bolívia”, a causa está relacionada com a forte cultura alimentar local.

A rede estadunidense tentou criar estratégias de marketing e tentativas de uso de elementos da gastronomia tradicional para evitar a falência, mas não obteve êxito.

Em entrevista ao site ‘TreeHugger’, o diretor Fernando Martinez explicou que, em espanhol, a palavra sabor etimologicamente deriva da palavra ‘conhecimento’ (‘saber’). Logo, sabor é saber.

Disse ainda que a “Bolívia celebra a vida com comida e dança”. Nesse sentido, a alimentação é quase um ritual tanto nas cidades como em áreas rurais bolivianas.

“A Bolívia é um país pobre, com pouco acesso a bens materiais, mas sua estreita relação com a terra cria uma forte relação com a comida. A Bolívia celebra a vida com comida e dança. Os sabores intensos e tradicionais são a representação do nosso povo, eles marcam o ritmo da vida. A comida é quase um ritual em ambas as cidades e áreas rurais. Quanto aos alimentos locais, eu amo um prato nativo de Potosi chamado kalapurka”.

O filme, uma co-produção entre Bolívia, Argentina e Venezuela abriu o circuito do Festival de Gotemburgo, na Suécia, em fevereiro

Veja o trailer do documentário (em espanhol):

Da Redação do Vermelho,
Vanessa Silva