Sem categoria

México já vive clima de pré-campanha eleitoral

Os candidatos à Presidência do México pelo Partido Revolucionário Institucional (PRI) e pelo Partido da Revolução Democrática (PRD), bem como os aspirantes do Partido de Ação Nacional (PAN), já se encontram em suas pré-campanhas eleitorais.

Eles são Enrique Peña Neto (PRI), Manuel López Obrador (PRD) e, até o momento, Josefina Vázquez Mota, Ernesto Cordero e Santiago Creel (PAN).

Em cumprimento do programa eleitoral, que culminará no dia primeiro de julho de 2012 com as eleições gerais, esta etapa do processo iniciou-se no dia 18 de dezembro.

De imediato, os candidatos iniciaram seus comícios, que incluíram a capital e outras localidades do país.

O PRI, em coalizão com o Verde Ecologista, teve Peña Neto como único pré-candidato à presidência. Seu possível concorrente, Manlio Fabio Beltrones, renunciou a apresentar-se para preservar a unidade do partido, segundo declarou à imprensa.

Por sua vez, o PRD, em união com o Partido do Trabalho, o partido Nova Aliança e o Movimento Regeneração Nacional, escolheu Manuel López Obrador mediante pesquisas realizadas entre filiados dos partidos de esquerda.

Obrador teve como adversário nas prévias Marcelo Ebrard, governador do Distrito Federal.

O partido governante, o PAN, escolherá seu candidato mediante votação dos militantes a ser realizada no dia 5 de fevereiro de 2012, devendo decidir entre os três atuais aspirantes.

No caso em que nenhum consiga a metade mais um dos votos ou mais de 5% de vantagem entre o primeiro e o segundo colocado, haverá um segundo turno das prévias eleitorais no dia 19 de fevereiro.

Para registrar-se como candidatos do PAN, também se apresentaram, na última hora, Javier Livas e Luis Paredes. Entretanto, nenhum dos dois foi credenciado pela Comissão Eleitoral do partido, pois não contavam com as necessárias assinaturas de apoio de 30.804 militantes ativos.

Em seus discursos de começo da pré-campanha, os candidatos e aspirantes coincidem nos temas do compromisso com a luta pela segurança dos cidadãos, do desenvolvimento da economia do país, do combate à pobreza e da erradicação da corrupção, entre outros aspectos.

Nas eleições de 2012, serão escolhidos o presidente da República, 128 cadeiras do Senado e 500 cadeiras da Câmara dos Deputados, além de 6 governadores e o chefe de governo do Distrito Federal.

O cadastro nacional de eleitores é composto por um total de 80 milhões de cidadãos.

No domingo da votação, as urnas permanecerão abertas entre as 8:00 e as 18:00 (hora local). Caso restem eleitores na fila após esse horário, se esperará que exerçam o voto.

O Instituto Federal Eleitoral (IFE) informou que esta entidade assume a administração dos 48 minutos diários nas estações de rádio e televisão, que por lei correspondem ao Estado mexicano.

Uma reforma no ano de 2007 outorgou ao IFE a prerrogativa exclusiva para adquirir espaços de rádio e televisão visando à propaganda e à difusão de anúncios dos partidos e de seus candidatos.

Segundo indicou o órgão regulador das eleições, um total de 2.335 emissoras de rádio e televisão começam a transmitir 96 programas diários de propaganda dos partidos.

De acordo com a maioria das diversas pesquisas realizadas até o momento, aparece em primeiro lugar da preferência eleitoral o candidato do PRI.

A mais recente pesquisa realizada pela Mitofsky outorga 44,6% dos votos a Peña Neto, 20 pontos percentuais acima de seus oponentes.

No entanto, os demais candidatos diminuem a importância de tais pesquisas, ao considerar que, além de sua inexatidão, ainda falta tempo e os resultados finais serão diferentes, como ocorrido em outras ocasiões.

Os dirigentes do PRI acrescentam como outro ponto a seu favor o fato que nas últimas cinco eleições deste ano, nos estados de Nayarit, Coahuila, Hidalgo, Estado de México e Michoacán, o partido foi vitorioso.

De acordo com analistas, várias adversidades recentes fizeram com que o apoio ao candidato desse partido pudesse baixar potencialmente.

Primeiramente, deu-se a renúncia, no dia 2 de dezembro, do presidente nacional do PRI, Humberto Moreira, após um escândalo ligado à dívida pública de Coahuila, onde Moreira era governador.

A esse episódio, seguiu-se a gafe de Peña Neto, que, por ocasião de uma pergunta na Feira de Guadalajara, não pôde citar os três livros que marcaram sua vida.

Peña Neto também equivocou-se duas vezes em uma entrevista ao jornal espanhol El País, sobre o salário mínimo e o preço da tortilla (comida popular mexicana).

Esses erros foram duramente criticados por seus opositores, especialmente os aspirantes do PAN.

No entanto, os demais aspirantes à presidência mexicana também cometeram gafes nestes dias, entre elas confundir o preço do metrô e do arroz.

Para garantir a segurança e a não ingerência do crime organizado no processo eleitoral, a Secretaria de Governo divulgou que assinou com o IFE um convênio a fim de proteger o pessoal do instituto e suas instalações.

Ainda que a campanha só comece em toda sua intensidade no dia 30 de março e falte ainda mais de meio ano para as eleições, o tema eleitoral ocupa há tempos espaços nos principais nos meios de comunicação.

Para analistas, os resultados do dia primeiro de julho serão determinados pelos eventos destes meses que faltam, os quais se caracterizarão pela disputa entre os candidatos e por suas promessas de campanha.

Prensa Latina