Conselho de Defesa dos Direitos do Negro tem nova diretoria
Os novos membros da diretoria do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Negro – COMDEDINE – foram empossados pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB). Na posse, a assessoria da deputada estadual Enfermeira Rejane (PCdoB/RJ) esteve presente para prestar seu apoio à luta pela definição de políticas públicas de resgate da memória e da contribuição da população negra africana para a identidade e riqueza do país. A enfermagem está representada no conselho pela companheira Sara Miranda.
Publicado 18/01/2012 15:17 | Editado 04/03/2020 17:03
A função do COMDEDINE é de assessorar o governo municipal no desenvolvimento de uma política de combate ao racismo em todas as suas formas de manifestação, através de projetos, programas e propostas do interesse da população negra. O conselho deve propor e fiscalizar políticas públicas de apoio ao afrodescendente. Portanto, tem um extraordinário valor para a redemocratização plena da sociedade carioca.
Na cerimônia, que aconteceu no último dia 13, no Palácio da Cidade, em Botafogo, Eduardo Paes comentou que a posse se dava num momento de grande valor histórico, quando o município, em obras do Porto Maravilha, fez uma descoberta que resgata a história da chegada da população africana no Rio, sede do Império português, que influenciou, inclusive, no desenho do traçado e intervenções locais.
A diretoria executiva COMDEDINE, agora presidido por sete mulheres, é composta por: Dulce Vasconcellos, Nilza Lima, Jana Guinond, Maria Otávia, Regina Helena Silva de Souza, Eulina Nepomuceno e Fátima Leite da Costa Sá.