Fundação Mauricio Grabois promove oficina no Fórum Social
A Fundação Mauricio Grabois promove, em 26 de janeiro, oficina sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável. A atividade ocorrerá no Plenarinho da Assembleia Legislativa e faz parte da programação do Forum Social Temático.
Publicado 18/01/2012 16:51 | Editado 04/03/2020 17:10

A atual crise do capitalismo evidencia os limites desse sistema e os impasses para os quais ele arrastou a humanidade. Neste início da segunda década do século XXI a incapacidade do capitalismo de equilibrar a produção com a proteção do meio ambiente indica ser imperativo buscar alternativas.
No Brasil, essa questão é premente porque o país precisa fazer avançar seu projeto de desenvolvimento em harmonia com a proteção dos recursos naturais. Sem isto é impossível elevar a qualidade de vida do povo. No centro dos desafios se destacam o combate ao desmatamento, a defesa da fauna e flora, a preservação dos recursos hídricos, a elaboração de planejamento do uso e ocupação do solo, o zoneamento econômico-ecológico e estímulo ao uso de energias renováveis e a proteção dos biomas do país. A esses desafios o Brasil deve enfrentar exercendo sua soberania e rejeitando a manipulações e ingerências do imperialismo.
Para debater o tema, a Fundação Maurício Grabois convida os participantes do Fórum Social Temático de Porto Alegre para participarem de uma mesa de debates que terá como palestrantes estudiosos do tema e personalidades que exercem responsabilidade de governo nesta esfera.
Durante o evento será lançado o livro “Meio Ambiente e Desenvolvimento: em busca de um compromisso” cujo o organizador é Aldo Arantes, presidente do INMA – Instituto Nacional de Pesquisas e Defesa do Meio Ambiente.
Serviço:
Oficina: Desenvolvimento soberano e proteção do meio ambiente
Coordenadora: Jussara Cony, secretária estadual do Meio Ambiente (RS).
Horário: 14h
Local: Plenarinho da Assembleia Legislativa – 3° andar
Palestrantes:
Isabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente (a confirmar);
Eron Bezerra, secretário da Produção Rural do Estado do Amazonas;
Aldo Arantes, ex-deputado federal, secretário nacional de Meio Ambiente do PCdoB;
Luis Fernandes, professor do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e da UFRJ.