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Luciana Santos participa de campanha da UBM; veja aqui

A campanha Mulher, seu voto não tem preço, de iniciativa da UBM – União Brasileira de Mulheres – está sendo lançada nas redes sociais. A deputada federal Luciana Santos, líder do PCdoB na Câmara dos Deputados, a secretária da Mulher do Recife, Rejane Pereira, e a poeta Cida Pedrosa, do grupo Vozes Femininas, participam neste instante de uma mesa redonda, que vai comentar e responder questões levantadas pelos internautas no Twitter. 


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Para participar do tuitaço e interagir com as ativistas do movimento feminista, basta usar a hashtag #mulhervota. A atividade também está sendo transmitida acima ao vivo pelo Portal Vermelho (www.vermelho.org.br), direto da sede da coordenação estadual de Pernambuco, no Recife. A UBM divulgou um passo a passo para orientar a participação no tuitaço. 

Para interagir na rede social, é preciso cadastrar-se ou acessar uma conta no Twitter. A campanha criou a hashtag #mulhervota. As hashtags são maneiras de catalogar e conectar tweets sobre um tema específico.

É preciso estar atento às respostas, para poder interagir com os usuários. A melhor maneira de fazer isso é usar a busca do Twitter. Na tela, aparecerão todas as postagens que usarem a hastag #mulhervota.

Quanto maior for o número de pessoas a usarem a hashtag #mulhervota, maior a possibilidade da campanha Mulher, seu voto não tem preço se tornar um assunto popular, ou alcançar a condição de trending topic.

Os internautas poderão também assistir ao vivo, no Portal Vermelho, a entrevista com a deputada Luciana Santos, a secretária da Mulher Rejane Pereira e a poeta Cida Pedrosa, que vão interagir com as postagens dos internautas durante o tuitaço.

Campanha

 A campanha Mulher, seu voto não tem preço, será desenvolvida entre os meses de março e junho deste ano. A campanha antecede as eleições municipais de 2012 e atingirá todo o Estado, com ênfase no Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Segundo Glauce Medeiros, dirigente estadual da UBM, a campanha trabalhará a valorização do voto feminino e a participação consciente da mulher na disputa pelos espaços de poder, visando a maior inserção nas eleições municipais. “Durante quatro meses, as integrantes da UBM realizarão, de maneira intensiva, atividades de sensibilização para divulgar para a sociedade a importância da ampliação da participação política das mulheres para o aprofundamento da democracia”.

Bertha Lutz

A campanha marcará as comemorações do Dia Internacional da Mulher – 08 de março – e homenageará a feminista Bertha Lutz, reconhecida como a grande líder da luta das mulheres pelo direito ao voto, além de lembrar os 80anos dessa conquista comemorados este ano. “Bertha Lutz é um exemplo de bravura e determinação de mulheres, anônimas ou não, que participaram dessa longa trajetória de construção dos direitos civis e políticos das mulheres brasileiras”, destacou Glauce.

Na programação da campanha constam também a realização de atos políticos e panfletagens; divulgação na internet, por meio das redes sociais (facebook, twitter, email marketing, etc); publicação em espaço específico no sítio eletrônico da UBM, além da produção de vasto material impresso como praguinhas, cédulas, panfletos, leques e camisas e veiculação em outbus. Segundo Glauce, “a ideia é multiplicar o tema da campanha e as eventuais parcerias com entidades, grupos de mulheres e instituições”.

Atualizada em 5/03 às 10:20

Com informações de Audicéa Rodrigues.