FALE-RIO apresentará proposta de Conselho Estadual de Comunicação
A movimentação na luta pela democratização dos meios de comunicação no Brasil está se expandindo e ganhando mais força em todo país.
Publicado 05/03/2012 16:54 | Editado 04/03/2020 17:03

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) realizou sua 16ª Plenária, onde foi aprovado o calendário de lutas para 2012, eleita a nova Coordenação Executiva (agregando novas entidades) e firmada a prioridade da entidade neste ano: a campanha nacional pelo novo Marco Regulatório das Comunicações.
Uma série de outras mobilizações também fortaleceram a luta pela democratização da comunicação brasileira. O Fórum Social Mundial Temático, realizado em Porto Alegre, no final de janeiro, incluiu o tema da democratização da comunicação na agenda de mobilização mundial anti-capitalista, que desaguará nos eventos da Rio + 20, e apontou para a realização do II Fórum Mundial de Mídias Livres. Foi realizado o I Encontro Nacional pelo Direito à Comunicação, em Recife, no início de fevereiro, com mais de mil participantes, que se dividiram entre palestras, oficinas e atividades auto-gestionadas. A FRENTECOM prepara para 21 a 23 de março o Seminário Internacional de Comunicação Pública.
Em nosso Estado, e em todo o país, está em curso a CONSOCIAL – Conferência Nacional de Controle Social. O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, anunciou que o projeto do Governo Federal para o novo Marco Regulatório das Comunicações será tornado público nos próximos dias. Na Bahia, tomou posse o Conselho de Comunicação Social, que deverá começar a funcionar este ano. A Baixada Fluminense prepara a sua Conferência Regional de Comunicação. Definitivamente, o tema da comunicação está na agenda política do país.
Nesta segunda-feira (5), a Frente Ampla pela Liberdade Expressão (FALE-RIO) realizará mais uma Plenária, onde será apresentado um resumo das Resoluções da XVI Plenária do FNDC, com o destaque para o Plano de Lutas, e a campanha nacional pelo novo Marco Regulatório das Comunicações, abrindo para debate e sugestões da plenária. Outro ponto crucial da reunião será a apresentação da proposta final de redação do substitutivo ao PL 3323-2010 sobre o Conselho Estadual de Comunicação Social, e uma sugestão de estratégia para esta luta. Tais propostas serão submetidas à aprovação da plenária. O encontro também contará com a presença do jornalista Pedro Rios Leão, que fez greve de fome na porta da Rede Globo protestando contra cobertura tendenciosa que emissora fez sobre o lamentável episódio de Pinheirinho.
Informes sobre o panorama das lutas pela democratização da comunicação também serão dados na Plenária. O encontro será realizado, às 19h, no Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro, localizado na Rua Evaristo da Veiga, n° 16 – 17° piso, Centro.