Seminário aponta 2012 de sucesso para o PCdoB em Minas

O PCdoB Minas realizou neste último final de semana o seu seminário de Planejamento Eleitoral direcionado aos seus militantes que se candidatarão nas eleições deste ano.

Estiveram presentes à atividade cerca de 150 pessoas de mais de 40 cidades do estado. Entre os participantes estavam dezenas de candidatos a prefeito(a), vice e vereadores(as).

Uma rica programação garantiu aos participantes aprofundarem-se em questões política como o programa e as ideias do PCdoB para o Brasil e em questões de planejamento de campanha.

O Secretário Nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino, e a presidenta do PCdoB em Minas, Jô Moraes, se encarregaram de apresentar o cenário que os comunistas enfrentarão neste ano, no Brasil e no estado. Segundo eles, as eleições municipais de 2012 são de extrema importância para delinear a correlação de forças que estará presente nas eleições gerais de 2014. Em Minas as eleições municipais ganham uma importância estratégica ainda maior, visto que o possível candidato a presidente da República das forças reacionárias brasileiras é mineiro.

O PCdoB entende que o sucesso dos comunistas nestas eleições é fundamental para fortalecer o campo nacional-popular que está à frente do governo federal. Além disso, a vitória dos comunistas em prefeituras e câmaras municipais mineiras contribui para o fortalecimento do campo de oposição ao governo de Minas e para a preparação de uma alternativa progressista no estado.

Para Jô Moraes, “o PCdoB em Minas está na linha de frente da defesa do projeto encabeçado pela presidenta Dilma e defende a integração de Minas no processo de desenvolvimento em curso no país. O Brasil precisa que Minas esteja em sintonia com os anseios do povo, por isso o PCdoB em 2012 apresentará um projeto de desenvolvimento para as cidades”. Wadson Ribeiro, vice-presidente do PCdoB em Minas, fez a apresentação de qual é o rumo que o PCdoB defende para as cidades mineiras. 
As questões de Planejamento e Comunicação em Campanhas Eleitorais foram abordadas, respectivamente, por Fernando Máximo, chefe de gabinete da secretária de Esporte Educacional do Ministério do Esporte e dirigente do PCdoB Minas, e Diogo Santos, secretário estadual de comunicação do partido em Minas. Ambos destacaram a necessidade de as coordenações de campanha se anteciparem e planejarem os diversos aspectos que envolvem uma campanha, como as metas a serem alcançadas em cada etapa e a tática de comunicação a ser utilizada em cada uma.

Sobre os aspectos jurídicos e financeiros, os participantes receberam as contribuições do advogado Daniel Maia, especialista em Direito Constitucional e Eleitoral, e do advogado e membro da comissão nacional de Finanças do PCdoB, João Brasil. Os dois ressaltaram as novidades na legislação e na necessidade de esta área ser tratada com profissionalismo.

Os deputados estaduais do PCdoB em Minas, Celinho do Sinttrocel e Carlin Moura, candidatos a prefeito em Coronel Fabriciano e Contagem, participaram do evento e ressaltaram a importância do Seminário para potencializar as possibilidades de sucesso do PCdoB nas eleições.

A Direção estadual do PCdoB Minas elaborou uma cartilha de orientações para os candidatos que em breve estará disponível para download no Vermelho Minas.

Da redação do Vermelho MG