Estudantes tomam as ruas de BH em defesa da Educação
Na manhã desta quinta-feira (29) cerca de dois mil estudantes realizaram uma passeata pelas ruas de Belo Horizonte. A atividade tinha como principal reivindicação a criação de um fundo com os recursos dos royalties do minério para ser investido em Educação, Ciência e Tecnologia. A passeata compõe a jornada nacional de lutas da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).
Publicado 29/03/2012 17:24 | Editado 04/03/2020 16:49

Os estudantes também reivindicaram mais investimentos na Educação Superior. “Minas precisa mudar de rumo. Queremos que Minas tenha um projeto de desenvolvimento em que as Universidades Estaduais contribuam para a superação dos nossos problemas sociais. E para isso elas precisam ser todas gratuitas, precisam de investimento. Por isso, defendemos a criação do fundo social do minério”, declarou o presidente da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE Minas), Rafael Leal.

Durante a passeata os estudantes pararam em frente o prédio do Banco Central e protestaram contra os altos juros no Brasil que, apesar de terem diminuído, ainda comprometem o aumento do investimento em áreas estratégicas para o país como a Educação e a Indústria.
Ao final do protesto as entidades se reuniram com o presidente da ALMG, o deputado Diniz Pinheiro e o presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, o Deputado Bosco. Os estudantes apresentaram a proposta de emenda constitucional que institui o fundo social do minério e pediram o apoio da Casa para que a PEC seja aprovada.