Sem categoria

Pyongyang garante: satélite tem fins pacíficos e não é provocação

Mesmo com a oposição aberta dos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão ao lançamento do satélite norte-coreano de observação da Terra, o evento deverá ocorrer entre os dias 12 e 16 de abril em comemoração ao centenário do nascimento do fundador da República Popular Democrática da Coreia, Kim Il Sung. Representantes de vários meios de comunicação estrangeiros já se encontram em Pyongyang para cobrir o lançamento.

"Não estamos fazendo um ato de provocação", afirmou o chefe do centro, Jang Myong-jin, que respondeu às perguntas dos repórteres e foi categórico ao dizer que o foguete não tem fins militares.

Leia também:

Coreia: interceptação de míssil será "declaração de guerra"

Pyongyang: suspensão da assistência pelos EUA viola acordo
 

O editor da revista francesa, Air & Cosmos, que participou da visita da imprensa realizada no domingo (8), escreve há 38 anos sobre questões espaciais e já acompanhou lançamentos de satélites na Rússia, China, EUA e Guiana Francesa, disse que "não há nada escondido. Não há mistério. Se eles estão fazendo um míssil, não é aqui", disse.

Os jornalistas visitaram o centro de comando da estação, o satélite e a torre de lançamento. EUA, Japão e Coreia do Sul afirmam que o disparo viola resolução do Conselho de Segurança da ONU, que proíbe a Coreia do Norte de realizar lançamentos que usem tecnologia de mísseis balísticos – os dois primeiros estágios do Unha-3 têm origem no míssil Taepodong-2.

Jang disse que a resolução do Conselho de Segurança não pode se sobrepor ao Tratado Espacial, que dá a todos os países o direito de explorar o espaço de maneira pacífica. Segundo ele, o satélite será usado para monitorar florestas, colheitas e catástrofes naturais.

A decisão da Coreia do Norte de levar adiante o lançamento do satélite levou os EUA a cancelarem a doação de 400 mil toneladas de alimentos em troca da promessa de Pyongyang de suspender o programa nuclear, incluindo os testes de mísseis.

Da Redação, com agências