Publicado 09/05/2012 21:32 | Editado 04/03/2020 16:49

A Conferência Estadual sobre Emancipação da Mulher, realizada dia 05 de Maio, em Belo Horizonte, foi o coroamento de um importante processo de mobilização partidária no qual 17 Conferências Municipais foram realizadas. As conferências municipais envolveram um número expressivo de filiados, mais de 700. A presença do movimento sindical, da juventude e de lideranças do movimento emancipacionista foi uma marca importante ao longo do processo de mobilização. A plenária contou com cerca de 100 delegados e teve presença de municípios de todas as regiões do estado.
A mesa diretora que conduziu a atividade teve a participação da Presidente do PCdoB em Minas e única Deputada Federal mulher do estado, Jô Moraes, o Secretário de Organização do Partido no estado, Richard Romano, a Secretária Estadual de Mulher do Partido, Renata Rosa, a vereadora do PCdoB em Belo Horizonte, Maria Lúcia Scarpelli, a presidenta da UBM Minas, Cláudia Pessoa, Zito Vieira, secretário municipal de Esporte e Lazer da capital do estado, Alexandre Braga, presidente da Unegro em Minas, Cristina Castro, dirigente da Contee e a Secretária Nacional de Mulheres do PCdoB, Liége Rocha.
A abertura da Conferência mineira emocionou os presentes, com a execução do Hino Nacional realizado pela musicista Tatiana, jovem militante do PCdoB em Divinópolis, e a apresentação de uma esquete cultural que emocionou a platéia pela sua expressividade e sensibilidade ao traduzir em versos e prosa a luta árdua pela emancipação da mulher.
Para a secretária Nacional de Mulheres do PCdoB, Liége Rocha, a emancipação da mulher na sociedade é um tema complexo porque mexe com o âmago das pessoas. “Envolve mudança de cultura e comportamento”, disse, ressaltando que o PCdoB é um Partido que se preocupa e aprofunda muito sobre o assunto.
A deputada federal e presidenta da CPMI da Violência contra a mulher, Jô Moraes, discorreu sobre a questão da emancipação feminina e sobre a ação da CPMI que tem conseguido muitos resultados pelo país.
Ao final, após um rico debate onde dezenas de camaradas interviram, foi eleito o Fórum Estadual Permanente sobre a Emancipação da Mulher, aprovados os desafios na área para o Partido em Minas e eleita a delegação mineira para a Conferência Nacional.
Viviene Xavier