Abgail Pereira: Uma cidade que atrai os olhares do mundo
O turismo pode ser importante vetor do desenvolvimento para a cidade de Porto Alegre e deve ser um indicador da qualidade de vida de nossa capital, pois uma cidade somente torna-se atrativa quando sua imagem de segurança, respeito ao patrimônio cultural e receptividade estão em evidência. Ou seja quando uma cidade é boa para a população residente, é atrativa para o turista.
Por Abgail Pereira*
Publicado 26/07/2012 15:15
Porto alegre é referencia nacional e internacional em turismo de negócios e eventos, na atração de grandes eventos culturais, e sediou por cinco edições o Fórum Social Mundial mesmo assim, ainda não se posiciona de maneira consolidada dentre os principais destinos da América do Sul.
Precisamos de instrumentos que potencializem ainda mais o que já existe e invistam na captação e realização de eventos, articulados a uma plataforma ousada de marketing e promoção da cidade. Para isso a construção de um Centro de Eventos de Classe Mundial é fundamental e urgente.
O Governo do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria de Turismo, firmou na última semana uma importantíssima parceria, para a concepção deste Centro de Eventos, com o arquiteto Oscar Niemeyer.
A obra de Niemeyer dispensa apresentação e dialoga integralmente com sua visão de mundo fundada no comunismo. Muito de seu ideário transcende em suas obras, com a singeleza e simplicidade de quem acredita que “É preciso olhar o outro, ser solidário; as pessoas que só pensam em suas profissões não vêem a pobreza; só querem ser vencedores".
Uma obra deste porte, é instrumento fundamental para consolidar Porto Alegre como reconhecido destino turístico de negócios e eventos na América do Sul.
Nesse sentido, a ampliação da infraestrutura e de novas soluções de urbanismo que transformem a paisagem da cidade é fundamental para a estratégia de desenvolvimento do turismo.
* Abgail Pereira é membro do Comitê Central do PCdoB e secretária de Turismo do Rio Grande do Sul