Familiares e amigos prestam homenagem na missa de Aloíso Teixeira

 A capela Divina Providência no Jardim Botânico no Rio de Janeiro foi pequena para quem esteve presente na missa de sétimo dia do falecimento do Prof. Aloísio Teixeira, que durante oito anos foi Reitor da UFRJ.

aloisio

 
Membros da antiga equipe, que trabalharam com Aloísio, a atual equipe que trabalha com o Reitor Carlos Levi, diretores das unidades acadêmicas da UFRJ. Chefes de Departamentos das universidades, dirigentes de diversas instituições de ensino e pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, ex ministros de diversos governos da república, parlamentares e intelectuais estiveram presentes na missa encomendada pela família para prestar as homenagem àquele que a Presidenta Dilma Rousseff definiu como “Um brasileiro que abraçou a educação como grande instrumento de transformação da sociedade e fez do exercício de educar um compromisso de vida, como mostrou seu trabalho à frente da UFRJ” .

Aloísio foi casado com a economista Beatriz Azeredo, que nos agradecimentos aos presentes salientou a constante presença de Aloísio na família e sua dedicação e militância por um Brasil mais justo e mais igualitário para o povo brasileiro.

O PCdoB esteve presente na missa tendo à frente a camarada Ana Rocha (Presidente Estadual do PCdoB no Estado do Rio de Janeiro).

Exemplo impulsionador

Por Ana Rocha*

Com emoção, as pessoas que lotaram a igreja na missa de sétimo dia do Aloísio Teixeira ouviram o pronunciamento de Bia, sua companheira por muitos anos. Ela expressou com a voz embargada o que foi este homem íntegro com a família e com a luta do povo brasileiro por liberdade e justiça social. Sua trajetória democrática, dando continuidade ao legado de seu pai o Brigadeiro Teixeira.

Todos nós, amigos e parentes, ficamos com lágrimas nos olhos e felizes com as palavras de Bia que confirmaram o que todos nós em medidas diferenciadas vivenciamos desse homem lutador, educador de primeira linha, coerente, ético e defensor de um Brasil democrático e desenvolvido.

Mais do que tudo, a certeza de que cada vez mais precisamos de exemplos como o de Aloísio a nos impulsionar na nossa coerência revolucionária, em nossa perspectiva de um mundo melhor .A não perder o rumo diante de tantas contrapressões individualistas, a persistir em nossa humanidade e visão coletiva na busca de nossos elevados ideais.

Acho que todos nós ali presentes saímos mais elevados e fortalecidos na luta por nossos ideais libertários.

Viva o legado de Aloísio Teixeira e de todos lutadores do povo.

*Presidente Estadual do PCdoB-RJ