Filme chileno "No" é o vencedor do Festival de Havana
O filme chileno "No", de Pablo Larraín, venceu nesta sexta-feira (14) o Prêmio Coral do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-americano de Havana. A película trata do plebiscito que, em 1988, precipitou o fim da ditadura do general Augusto Pinochet (1973-1990). "No" foi a indicação chilena para disputar o Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro.
Publicado 14/12/2012 16:54
O longa é protagonizado pelo mexicano Gael García Bernal, que interpretou Che Guevara em "Diários de motocicleta" (2004), do brasileiro Walter Salles.
O filme chileno, de Pablo Larraín, conquistou o Coral de melhor longa-metragem de ficção e o segundo lugar ficou com Violeta foi para o céu, de seu conterrâneo Andrés Wood.
O terceiro lugar foi para o filme brasileiro “A Febre do Rato”, de Claudio Assís, enquanto o argentino Dias de pesca conquistou o Premio especial do jurado.
"No" também ganhou o prêmio da Associação de Imprensa Cinematográfica cubana, e ficou em segundo lugar no prêmio Glauber Rocha concedido pela imprensa estrangeira ao chileno "Violeta foi para o céu", de Andrés Wood.
Com informações do Terra e da Prensa Latina