Publicado 17/05/2013 14:32 | Editado 04/03/2020 16:47

Com base na Lei de Acesso à Informação, Rubens pede que a instituição informe a quantidade de bolsas ofertadas pela instituição, quem são os beneficiários e suas linhas de pesquisa, quais são os critérios de concessão de bolsas, quanto a FAPEMA gasta mensal e anualmente para manter o programa de bolsas e a relação nominal dos bolsistas.
O pedido de informações é importante porque inicia o debate a respeito do desenvolvimento tecnológico e a pesquisa em todo o Maranhão. “Um estado que prioriza a difusão do conhecimento científico e tecnológico é um estado que quer deixar um importante legado para as gerações futuras. O nosso interesse é conhecer, fiscalizar e propor políticas para o desenvolvimento da pesquisa e do conhecimento em todo o Maranhão”, afirmou o deputado que deu entrada no pedido de informações junto à FAPEMA.
Segundo as informações contidas no Relatório de Execução Orçamentária de 2012, o governo estadual deixou de investir 38,48% em Ciência e Tecnologia, em relação ao que estava previsto para o ano passado. De acordo com o Portal da Transparência, desde o início de 2013 até hoje o governo concedeu mais de R$ 5 milhões à FAPEMA. A sociedade quer saber o destino desses recursos, e se de fato, eles estão sendo aplicados na ampliação da pesquisa e desenvolvimento do estado.
Fonte: Gabinete Deputado Rubens Jr.