Países de língua portuguesa ressaltam importância da cooperação
A 18ª Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) realiza-se nesta sexta-feira (18), em Maputo, capital moçambicana. Os ministros dos Negócios Estrangeiros e das Relações Exteriores dos países membros centrarão o debate no tema "A CPLP e os Desafios do Futuro”. Antes disso, a 164ª Sessão do Comitê de Concertação Permanente foi realizada nesta terça (16), e a 27ª Reunião Ordinária dos Pontos Focais de Cooperação, na semana passada.
Publicado 17/07/2013 14:48
O presidente pro-tempore da (CPLP), Armando Guebuza, disse nesta quarta-feira (17) que, em seus 17 anos de criação, essa organização ganhou prestígio internacional em matéria de política, diplomacia, segurança e desenvolvimento.
Em um comunicado com motivo do aniversário da CPLP, o também chefe de Estado de Moçambique disse que, graças ao empenho conjunto dos países membros, a organização regional atingiu reconhecimento na comunidade de nações.
Guebuza assinalou que a experiência demonstra que a entidade deve persistir na capitalização das energias de todos os seus integrantes para continuar o processo de consolidação de uma comunidade cada vez mais proativa e dinâmica.
A CPLP é composta por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, e Moçambique ocupará a presidência rotativa da organização até meados de 2014.
Com Prensa Latina