Doping: Serguei Bubka pede a atletas que sejam mais precavidos
O ex-atleta ucraniano Sergei Bubka pediu nesta quarta-feira (17) a todos os atletas do mundo a ter mais cuidado ao selecionar a suas equipes de apoio depois dos últimos escândalos de doping, que incluem competidores de alto nível.
Publicado 17/07/2013 16:12
Bubka, recordista mundial de salto com vara e vice-presidente da Associação de Federações Internacionais de Atletismo (IAAF), pediu a todos os esportistas para que assegurem a integridade de seu meio e evitem qualquer risco de consumir involuntariamente substâncias que podem comprometer sua carreira.
As declarações do campeão olímpico e mundial estão relacionadas com os casos de doping dos velocistas, Tyson Gay estadunidense, e Asafa Powell, jamaicano, revelados no último domingo.
"Sempre tratei de ter uma grande equipe a meu redor como treinadores, assessores e amigos, no entanto é imperativo que todos os atletas tomem cuidado total e a responsabilidade pelos alimentos, bebidas e outros suplementos que se lhes dá,"disse Bubka.
O dono do recorde mundial de 6,14 metros ao ar livre e 6,15 metros em pista coberta assegurou que, quando competia, nunca bebeu de uma garrafa com um selo aberto e pode assegurar que nunca tomou nada do que estava proibido.
"Doping e corrupção são dois dos desafios maiores que enfrenta o movimento olímpico e devemos fazer todo o possível para estar um passo adiante dos que buscam ameaçar a pureza do esporte", acrescentou Bubka.
Cinco jamaicanos, entre eles Powell e Sherone Simpson, deram positivo no teste de doping realizado em um campeonato de atletismo em seu país, disputado em junho passado, segundo revelou no último domingo o diário jamaicano The Gleaner.
O escândalo soma-se ao positivo de sua compatriota, Veronica Campbell-Brown, bicampeã olímpica de 200 metros e ouro olímpico no 4 x 100 feminino de Londres 2012, suspensa e à espera de uma sanção depois do teste ter resultado positivo há poucas semanas.
Fonte: Prensa Latina