Assembleia restaura mandato do Comunista Vieira Netto

 A Assembleia Legislativa do Paraná realiza nesta terça-feira (20), às 14h30, o ato solene de restauração simbólica do mandato de deputado estadual de José Rodrigues Vieira Netto(1912-1973), extinto em 13 de janeiro de 1948, em virtude da Lei Federal 211, que cassou o registro do Partido Comunista Brasileiro, ao qual era filiado.

 
O pedido para a restauração simbólica do mandato de Vieira Netto foi feito pela OAB Paraná. O presidente da Seccional, Juliano Breda, entregou pessoalmente o pedido ao presidente da Assembleia, Valdir Rossoni, lembrando que ato semelhante, no Senado Federal, restituiu recentemente o mandato de senador de Luiz Carlos Prestes.
Para Juliano Breda, o ato simbólico é uma forma de reconhecer o imenso legado de Vieira Netto e sua postura intransigente em defesa dos direitos humanos e das liberdades públicas. O advogado, professor e ex-presidente da OAB Paraná, foi perseguido pela ditadura militar, sofreu violação da liberdade e incontáveis prejuízos morais e econômicos.
Sua luta sempre será lembrada na história da Ordem dos Advogados. Em 2000, a Seccional instituiu a Medalha Vieira Netto, conferida a cada três anos a um advogado paranaense que tenha se destacado no exercício profissional pela ética, integridade e notório saber jurídico. Nesta semana, durante uma programação de debates sobre a verdade histórica e a justiça restaurativa no Brasil, a OAB Paraná promoveu o lançamento do livro biográfico de Vieira Netto, de autoria da sua filha, a antropóloga Cecília Maria Vieira Helm.
fonte:OAB/Paraná