Santo André quer fazer parte do roteiro alternativo da Copa

A cidade de Santo André sequer esteve entre as cidades selecionadas para receber seleções para a copa do mundo de 2014, das cidades da região do grande ABC paulista. Apenas São Caetano do Sul e São Bernardo do Campo sonhavam com tal situação, mas acabaram ficando sem a presença de nenhuma delegação. Mesmo assim a cidade confia na sua história para receber turistas durante o período da disputa do mundial.

Por Renato Ramos*

Santo André comemora título da copa do brasil de 2004

Chegando a ser inscrita como possível cidade sede de treinamento para o mundial a cidade logo acabou sendo desclassificado pelo fato de o único estádio do município, o estádio municipal Bruno José Daniel (homenagem ao pai do ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, assassinado em 2002), ter sido parcialmente destruído pela administração do ex-prefeito da cidade Aidan Ravin do PTB.

Problema esse que acabou polarizando a disputa eleitoral no município e contribuindo com a vitória do atual Prefeito Carlos Grana do PT, que em menos de um mês de governo reabriu o estádio que estava fechado há dois anos e começou a reforma e reconstrução da praça esportiva até então sucateada e abandonada pela administração anterior.

Sem tempo hábil para incluir no caderno de cidades sede da Fifa para a disputa do mundial a cidade de Santo André acredita na sua história no futebol para atrair turista que estiverem no país acompanhando o mundial.

Primeiro campo de futebol do País

Santo André defende o título de ter em seu território, no distrito de Paranapiacaba o primeiro campo com medidas oficiais do país, que surgiu como centro de controle operacional e residência para os funcionários da companhia inglesa de trens São Paulo Railway, a estrada de ferro que possibilitava o transporte de cargas e pessoas do interior paulista para o porto de Santos, da qual o próprio Charles Miller tornou-se funcionário. Campo esse mantido até hoje pela administração andreense.

Primeiro gol de Pelé

Conhecido por Gasolina, Pelé fez o primeiro gol oficial de sua carreira, no dia 7 de setembro de 1956 no estádio Américo Guazelli na cidade de Santo André. Com 14 anos, Gasolina entrou no time do Peixe, em lugar de Del Vecchio, e enfrentou o extinto Corinthians do saudoso goleiro Zaluar. Em seus cartões de visita, Zaluar que era funcionário público municipal, fazia questão de acrescentar: “Goleiro que sofreu o primeiro gol do Rei Pelé”.

O segundo Maracanazo da história

Ainda em sintonia com a história do futebol mundial, o Esporte Clube Santo André, clube profissional da cidade nos dias atuais foi responsável em 2004 por algo semelhante ao que ocorreu na copa do mundo de 1950, quando o Uruguai derrotou o Brasil e calou o estádio do Maracanã, proporcionando naquele momento o chamado segundo “Maracanazo” em vitória heróica sobre o Clube de Regatas do Flamengo e garantindo o título de campeão da copa do brasil.

* Membro da direção municipal do PCdoB de Santo André – SP, Membro da direção do CES (Centro de Estudos Sociais e Sindicais 1º de Maio), Membro do conselho municipal de turismo de Santo André e fundador da Torcida Fúria Andreense.