Bloco da Esquerda vai pintar Botafogo de Vermelho nesta quinta

Foram seis ensaios, dois meses e muita música, suor, dança e cerveja para formar a bateria com a comunidade do Santa Marta, em pareceria com o Ponto de Cultura e ONG Atitude Social, para colocar o Bloco da Esquerda Carnavalista pela primeira vez nas ruas do carnaval carioca. O desfile do bloco promete pintar de vermelho o bairro de Botafogo nesta quinta-feira pré-carnaval, 27 de fevereiro, com concentração a partir das 16h, no Bar do Tota, na Rua Marechal Francisco Moura, 125.

O projeto conta com o apoio de personalidades políticas e artísticas de peso, como Fernanda Braga, Secretária de Cultura do município de São João de Meriti, e o talentoso músico Bida Nascimento, neto de Abdias Nascimento. Também passaram pelos ensaios do bloco os blogueiros Miguel do Rosário, d’O Cafezinho, Theo Machado, dos Cadernos de Cultura e Política, e Alexandre Teixeira, do Megacidadania.

Além do Ponto de Cultura Aos Pés do Santa Marta, onde funciona a escola de música na casa de Cultura Dedé, o Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé e o Laboratório de Políticas Culturais da UFRJ são os responsáveis pelo projeto do bloco, com o apoio de ativistas de diversos coletivos, movimentos, entidades e organizações sociais, como os sindicalistas da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), os jovens da União da Juventude Socialista (UJS), as feministas da União Brasileira de Mulheres (UBM), lideranças da União dos Negros pela Igualdade Racial (Unegro), da Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (AMES) e da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Filiados de pelo menos três partidos políticos também participam da iniciativa: PCdoB, PT e Psol. “É tempo de a esquerda carnavalista, nos seus cinquenta tons de vermelho, expor à face do mundo inteiro a sua euforia foliã, reunindo os seus tamborins, surdos, agogôs e pandeiros em uma apoteose unificada, em um bloco que celebre nossas diferenças e irreverências, convictos de que no carnaval, distraídos venceremos!”, diz o Manifesto Carnavalista do bloco.

Personagens revolucionários como Che Guevara, Frida Kahlo, Leon Trotsky, Lênin, Marx, Stalin, Fidel Castro, Mao Tsé-Tung, além do brasileiro Oscar Niemeyer, sem contar os Amarildos e Ninjas, além de parlamentares e políticos de esquerda, são esperados no desfile.

“Que a classe dominante trema ao ver passar o Bloco da Esquerda Carnavalista arrastando a multidão pelas ruas de Botafogo! Pela unidade da esquerda fluminense por um grande carnaval popular, por mudanças profundas no Brasil e no Rio, por mais moradia, habitação, saúde, transporte e educação para os brasileiros, vamos carnavalizar as ruas! Foliões do mundo, Uni-vos!”, conclui o convite para o evento do bloco no facebook.

Serviço:
Desfile do Bloco da Esquerda Canavalista – Venha de vermelho!
27/02 – Quinta-feira, concentração às 16h no Bar Cultural do Tota (Rua Marechal Francisco Moura, 125 – Botafogo/RJ)

*Por Carla Santos