Cai superávit comercial da União Europeia
O superávit comercial da União Europeia (UE) caiu em maio, mês em que o crescimento das exportações foi inferior ao das importações, informou nesta quarta-feira (16) o escritório comunitário de estatísticas, Eurostat.
Publicado 16/07/2014 18:40

O índice encontra-se em 600 milhões de euros, frente aos 15 bilhões no mesmo período de 2013.
A entidade declarou que as exportações aumentaram 0,5 por cento e as importações 1,4.
Por setores e de janeiro a abril de 2014, o déficit energético do conjunto da UE reduziu na comparação interanual, um fato que repetiu o superávit dos produtos de maquinaria e veículos, destacou.
Os maiores aumentos dos envios ao exterior deram-se com a China e a Coreia do Sul, enquanto que com compra as altas mais importantes foram as procedentes de Coreia do Sul, Suíça e Turquia.
Contudo, as quedas mais significativas observaram-se nas exportações à Suíça, Rússia e Índia e nas importações procedentes da Rússia e do Brasil, ressaltou a Eurostat.
Entre os sócios comunitários a Alemanha foi o país da UE com um maior excedente, seguido pela Holanda, Irlanda e Itália.
O Reino Unido foi a nação que registrou o déficit comercial mais amplo, seguido pela França, Espanha e Grécia.
O início da crise da dívida em 2009 obrigou vários países europeus a redirecionar parte de seu comércio exterior, dirigindo a outros mercados fora do chamado Velho Continente na tentativa de manter a demanda que não podiam encontrar entre seus vizinhos.
Fonte: Prensa Latina