Estudo indica que confiança do consumidor tem alta de 3%
O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas (FGV) avançou pelo segundo mês consecutivo, ao crescer 3% entre junho e julho deste ano, indo de 103,8 para 106,9 pontos. O ICC foi divulgado nesta sexta-feira (25), pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre). De acordo com o estudo, o crescimento é refleto da realização da Copa do Mundo no Brasil.
Publicado 26/07/2014 10:53

Em entrevista à imprensa, a economista Viviane Seda, coordenadora da pesquisa, a alta da confiança do consumidor é “uma boa notícia”. Ela destaca que esse resultado se deve a uma possível influencia da movimentação em torno da Copa do Mundo nas cidades sedes pesquisadas.
Os dados apurados pelo Ibre indicam que, em julho, a satisfação dos consumidores em relação à situação atual aumentou expressivamente, enquanto as expectativas em relação aos meses seguintes ficaram ligeiramente mais otimistas.
Com isto, o Índice da Situação Atual (ISA) subiu 3,1%, para 113 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) variou 0,5%, passando a 101,2 pontos. A avaliação sobre a situação econômica geral contribuiu com mais de 50% para o resultado favorável do ICC no mês.
Já o indicador que mede o grau de satisfação dos consumidores com a economia no momento avançou 8,8% em julho, ao passar de 69,6 para 75,7 pontos, melhor resultado desde os 76,1 pontos de março último.
Houve aumento na proporção de consumidores que avaliam a situação como boa (de 14,1% para 16,7%) e redução dos que a consideram ruim (de 44,5% para 41%).
Da Redação
Com informaçòes do IG