China toma medidas para salvar setor de carvão em decadência
A China deve lançar uma série de medidas apoiadoras para salvar a indústria de carvão em um momento que é de crise para o setor.
Publicado 07/11/2014 13:46

Song Yuanming, vice-chefe da Administração Estatal da Segurança das Minas de Carvão, revelou que o governo chinês iria estimular o setor ao tirar a produção das pequenas minas privadas e controlar a importação do carvão de baixa qualidade.
"Vamos eliminar as cobranças irracionais de taxas e reduzir impostos a favor das empresas de carvão", disse Song. Para o funcionário, o objetivo das reformas será eliminar as capacidades obsoletas e inseguras.
Desde 2012, muitos produtores chineses de carvão lutam pela sobrevivência contra a queda de preços. O valor de carvão utilizado na produção de energia, o referencial do país, caiu de 610 iuanes (US$ 99,7) por tonelada no início deste ano para até 479 iuanes (US$ 78,3) por tonelada em 20 de agosto.
Dados oficiais emitidos pela Associação Nacional do Carvão da China mostram que 70% das empresas do setor registraram prejuízos no primeiro semestre de 2014. A situação resultou no fechamento ou suspensão de produção em muitas minas.
O país asiático tentou reestruturar a indústria de carvão ao fechar as minas de pequena dimensão, uma campanha que até agora levou 902 minas à falência. Espera-se que o número exceda mil no final deste ano.
Pan Yun, vice-reitor da Academia das Ciências Sociais da Província de Shanxi, analisou que essas medidas governamentais devem ajudar a baixar custos de produção e aliviar cargas das empresas de carvão. "Vão restaurar de forma efetiva a indústria", disse.
Fonte: Xinhua