Publicado 30/01/2015 12:02 | Editado 04/03/2020 16:11

Mais uma vez presenciamos uma tentativa de encarecimento da passagem de ônibus em Maceió e não nos calaremos. O conselho de transporte municipal, de maneira contrária aos interesses do povo e visando apenas os altos lucros dos empresários de transporte, aprovou o reajuste da tarifa de 2,50 para 2,75, que significa um aumento de 10%.
Em 2013, quando milhares de pessoas foram às ruas do país protestar por mais direitos e contra o aumento das passagens de ônibus, se questionou a qualidade do transporte público e a mobilidade urbana. Naquele ano, muitas foram as propostas de nossos governantes pós manifestações, mas de forma concreta, nada se avançou até aqui.
O Prefeito Rui Palmeira (PSDB), prometia em sua campanha eleitoral a Licitação do Transporte Coletivo. No entanto, o que se apresenta é uma verdadeira “enrolação” para com a sociedade, demonstrando o quanto os empresários de transporte tem influência na política, seja na câmara dos vereadores ou na própria prefeitura.
É inadmissível o aumento do preço da passagem! O sistema de transporte coletivo não pode continuar refém dos interesses dos empresários do setor!
Convocamos a todos os estudantes e trabalhadores a ficarem atentos e participarem ativamente na luta contra o aumento da passagem de ônibus, por mais qualidade no transporte público, pelo passe livre estudantil e por políticas de mobilidade urbana que possam atender as reais necessidades da população.
Maceió, 29 de Janeiro de 2015
Thiago Souza – Diretor da UNE em Alagoas
Pedro Mendes – Diretor da UBES e Presidente da AESA