ONU debate sobre cooperação para a paz com organizações regionais

O Conselho de Segurança da ONU discutiu, nesta segunda-feira (11), a cooperação das Nações Unidas e organizações regionais na manutenção da paz mundial.

Edifício sede das Nações Unidas

Presidido pela Lituânia neste mês, o corpo de 15 membros aborda problemas muito discutidos nos últimos meses como o papel da ONU na resolução de conflitos, no alívio de desastres e na promoção do desenvolvimento sustentável.

O debate é parte de um cenário global complexo, caracterizado por crises políticas e humanitárias, particularmente, em vários países da África e da Ásia, que exigem um esforço regional para apoiar o fim dos atos de violência, sem interferir nos assuntos internos dos Estados.

Síria, Iêmen, Ucrânia, Líbia, Sudão do Sul, Mali e República Centro-Africano são afetados por conflitos longos e sangrentos. Para a solução pacífica, as Nações Unidas reivindicam o apoio de atores internacionais.

Uma semana atrás, a Assembleia Geral das Nações Unidas realizou um fórum de alto nível com a temática da cooperação com as organizações regionais e sub-regionais.

Em seguida, o Presidente da Assembleia, Sam Kutesa, disse que essas ligações são fundamentais para garantir a agenda pós-2015 em busca de um desenvolvimento sustentável e para enfrentar os grandes desafios da humanidade.

De acordo com Kutesa, a ONU estabeleceu parcerias formais com 25 entidades regionais, que estão em uma posição única de ajudar a lidar com os problemas e desafios de suas regiões por conta de seu conhecimento local.

Por sua parte, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon sublinhou a "importância de trabalhar juntos na prevenção de conflitos e da mediação para resolvê-los."

Fonte: Prensa Latina