Reino Unido fará referendo sobre permanência ou não na União Europeia
O governo conservador de David Cameron definiu a pergunta para o referendo de 2017 sobre a relação entre o Reino Unido e a União Europeia (UE).
Publicado 28/05/2015 16:22

"O Reino Unido deveria continuar sendo membro da União Europeia?", esta será a pergunta do plebiscito, de acordo com a lei que o Executivo promoverá para realizá-lo, informou, nesta quinta-feira (28), a rede de notícias BBC.
O referendo foi uma das principais promessas de Cameron em sua recente campanha eleitoral face às eleições nas quais os conservadores ganharam com ampla maioria, o que abriu caminho à consulta.
Nesta quarta-feira (27), a rainha Elizabeth II apresentou ao parlamento o plano de governo para os próximos cinco anos, no qual confirmou a realização do plebiscito.
"Meu governo renegociará as relações entre Reino Unido e UE e promoverá uma reforma da UE em benefício de todos os Estados membros", agregou.
Por sua vez, Cameron inicia uma viagem por vários países europeus para falar com seus líderes sobre as pretensões britânicas de promover reformas no interior da UE.
O périplo terá dois dias de duração e incluirá nações como Holanda, França, Polônia e Alemanha.
De acordo com o ministro britânico de Assuntos Exteriores, Philip Hammond, o governo espera a colaboração para conformar e implementar um pacote de reformas que permita a permanência de Londres na aliança europeia.
Um dos principais pontos que o Reino Unido busca modificar é a política de livre mobilidade dentro dos países do bloco, pois quer recuperar o poder de controlar a entrada de estrangeiros.
No entanto, do lado comunitário a livre circulação é considerada um princípio fundamental.
Fonte: Prensa Latina