China apoia Serra Leoa em recuperação pós ebola
O ministro chinês das Relações Exteriores, Wang Yi, em visita a três países da África Ocidental, comprometeu-se em apoiar o programa de recuperação pós ebola em Serra Leoa.
Publicado 10/08/2015 17:00

O apoio oferecido abarca desde a reconstrução do sistema de saúde até a cooperação em infraestrutura e industrialização, divulgou o governo chinês.
Wang reuniu-se com o presidente de Serra Leoa, Ernest Bai Koroma, no início de uma viagem que lhe levará também à Guiné e à Libéria, todas afetadas gravemente pelo vírus do ebola.
Segundo o chanceler, Pequim se concentrará em cinco áreas prioritárias, incluídos o desenvolvimento de infraestrutura, mineração, agricultura, saúde pública e recursos humanos.
Ele destacou que a China oferecerá mais apoio médico e especialistas para capacitar o pessoal local a fim de melhorar o sistema de saúde pública do território africano. Por outra parte, Wang elogiou a vitória decisiva contra o vírus do ebola alcançada pelo governo e o povo de Serra Leoa, bem como o apoio internacional.
Koroma apontou que a China tem demonstrado ser um verdadeiro amigo de Serra Leoa e agradeceu a ajuda oferecida por esta nação.
Em conversas com o chanceler de Serra Leoa, Samura Kamara, o visitante afirmou que a China ajudará o país da África Ocidental a estabelecer um centro de prevenção e tratamento de doenças tropicais, e proporcionará instalações de capacitação de pessoal local junto com insumos médicos.
Wang prometeu estimular os investimentos chineses em Serra Leoa, acelerar a cooperação na industrialização, satisfazer as esperanças do país africano de acrescentar valor a seus recursos, criar emprego, garantir segurança alimentar e desenvolver sua infraestrutura.