Protesto estudantil em Londres sofre com intervenção dos Black Bloc

Estudantes londrinos organizaram um protesto contra a determinação das autoridades do Reino Unido de cobrarem taxas nas universidades. Eles foram às ruas de Londres nesta quarta-feira (4) cantando lemas contra o programa do governo. Entretanto, na metade do protesto, Black Blocs vandalizaram as ruas e a polícia reprimiu a manifestação.

Protesto seguia pacífico pelo centro de Londres

Sob o lema "O que queremos? educação gratuita! Quando queremos? Agora!" os estudantes, estimados em 10 mil pela organização do protesto, saíram do centro de Londres e tomaram a direção da estação ferroviária Victoria, ao que foram contidos pelos policiais. Um integrante do grupo Black Bloc teria atirado um um sinalizador contra a barreira de policiais e a confusão começou.

A polícia prendeu mais de uma dezena de estudantes, enquanto o protesto se transformava em uma confusão generalizada. Ovos, bombas caseiras, paus e pedras foram atirados contra a polícia, que revidou com cassetetes.

Um estudante da cidade de Bristol afirmou ao jornal britânico The Independent que foram integrantes do Black Bloc que iniciaram os atos de violência e que ele estava muito frustrado com o que aconteceu, porque a demonstração era pacífica e agora a mídia vai vilanizar o movimento.

Os organizadores da Campanha Nacional Contra Taxas e Cortes, responsável pelo protesto, afirmaram que mais de 10 mil estudantes se reuniram na Praça Trafalgar para a manifestação. A polícia do Reino Unido disse que o número não passava de mil estudantes.