Publicado 20/11/2015 12:37 | Editado 04/03/2020 16:10
87059.jpg)
Dois municípios importantes do Juruá, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, realizaram as suas conferências municipais do PCdoB.
Em Cruzeiro, que é a segunda maior cidade do Acre, o partido tem cerca de 750 filiados e durante a conferência foram eleitos os novos integrantes da direção municipal, que têm a prioridade de viabilizar uma forte chapa de candidato a vereadores na cidade para as eleições do próximo ano.
Cruzeiro é um dos municípios onde o PCdoB tem história. Tanto que o evento foi bem prestigiado pelas lideranças estaduais comunistas, como Edvaldo Magalhães, Perpétua Almeida, Jenilson Lopes (deputado estadual) e o presidente da União da Juventude Socialista (UJS), Phantio.
Pelo menos 100 novos filiados foram incorporados no PCdoB de Cruzeiro. Uma das lideranças foi o jornalista/radialista Chico Melo, ex-presidente do PTB. Também assinaram a ficha trabalhadores bancários e rurais, estudantes universitários, funcionários públicos e de cooperativas e mulheres do movimento social.
Para o presidente municipal do PCdoB, ‘não se pode contar a história do Brasil nem de Cruzeiro do Sul sem registrar a atuação do partido’. A ex-deputada federal Perpétua disse que o PCdoB vive ‘um momento especial e tem dado à volta por cima com otimismo e determinação.’
‘É preciso ficarmos perto, mobilizar e envolver a juventude, um projeto vitorioso é o que ganha os jovens’, acrescenta Phantio, da UJS. O deputado estadual do PCdoB, Jenilson Lopes, pediu apoio de Cruzeiro para o seu mandato: ‘Cruzeiro é uma cidade especial e de um partido forte.’
Edvaldo Magalhães declarou: ‘O momento é de efervescência do partido no Juruá. Gente nova chegando e o partido mobilizado para as lutas de 2016. Crescendo na adversidade’. E a vereadores Íria disse que o PCdoB ‘tem um papel destacado reservado em Cruzeiro do Sul’.
Em Mâncio Lima, a conferência seguiu no mesmo tom de Cruzeiro, com entusiasmo da militância e dos dirigentes partidários. Na terra dos buritis, o partido tem mais de 500 filiados e durante a conferência foram recebidos mais 70 novos comunistas.
O evento em Mâncio foi realizado no Centro de Cultura Marcia Alencar que recepcionou os novos filiados (professores, diretores de escolas, trabalhadores rurais, mulheres e gente simples do povo).
Em Mâncio o PCdoB decidiu que terá candidato a prefeito e vários candidatos a vereador. O atual vice-prefeito da cidade, Eriton Maia, do partido declarou: ‘O partido sai vitorioso neste processo de Conferência, estamos prontos para colocar para frente a proposta majoritária em Mâncio Lima. Foi dado liberdade pelo Comitê Municipal para conduzir as conversas com os aliados da Frente Popular.’
Perpétua destacou a organização do partido no município, como uma das mais sólidas do Acre: ‘Em Mancio Lima temos um partido forte, com inserção e presença no meio do povo. É respeitado e tem dado a sua contribuição para o desenvolvimento do município.’