Mercado de trabalho na França apresenta novo recorde negativo
O mercado trabalhista francês marcou em dezembro outro recorde negativo, quando o número de desempregados chegou a 3,59 milhões.
Publicado 29/01/2016 12:09

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, o número representa, na comparação mensal, um aumento de 0,4 por cento do indicador, que se localiza sobre 10 por cento.
Caso sejam somadas as pessoas com atividade parcial e que estão procurando emprego, o total situa-se em 5,48 milhões de indivíduos, precisou.
Segundo o Ministério, no conjunto de 2015, houve uma criação bruta de 46 mil postos depois de vários anos de perda de empregos. Esta geração de empregos transparece nos dados divulgados porque foram registradas mais entradas no mercado de trabalho que saídas por aposentadoria.
A ministra do ramo, Myriam El Khomri, considerou recentemente que os postos criados em 2015 e o pouco crescimento econômico, são insuficientes para inverter a curva do desemprego.
"Estamos em uma situação diferente da dos anos precedentes. Após vários anos de perda de empregos, em 2015 foram criados 40 mil. Isto significa que há uma reativação da atividade econômica, mas ainda é uma reativação tímida, expressou a meios de comunicação".
El Khomri mencionou que uma previsão de aumento econômico de 1,5 por cento para 2016, não é suficiente sobretudo para que os buscam postos de trabalho menos qualificados.
O presidente François Hollande assegurou que combater o alto nível de desemprego é uma de suas prioridades em 2016.
Há meses, Hollande condicionou sua candidatura às eleições presidenciais de 2017 ao tema trabalhista, já que reiterou que somente se apresentará caso se registre uma baixa consistente do desemprego, uma de suas promessas de campanha eleitoral de 2012.