China desmente que instalações defensivas militarizem o Mar do Sul
O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, desmentiu nesta quarta-feira que as limitadas e necessárias instalações de defesa nacional presentes no território chinês militarizem o Mar do Sul da China.
Publicado 19/02/2016 12:56

Wang fez o comentário em uma coletiva de imprensa conjunta após reunião com sua homóloga australiana, Julie Bishop, de visita à China. Ele pediu à mídia prestar mais atenção aos faróis levantados pela China na região e às instalações de previsão de tempo e resgate de emergência em construção.
Como o maior país costeiro no Mar do Sul da China, a China está oferecendo as infraestruturas para o uso da comunidade internacional, disse Wang.
Ele ressaltou que a implantação de instalações limitadas e necessárias de defesa nacional no próprio território consiste de autopreservação e defesa, um direito concedido pela lei internacional a estados soberanos.
De acordo com Wang, o que a China fez é inculpável e não implica na militarização do Mar do Sul da China.
A desmilitarização do Mar do Sul da China exige esforços de dentro e fora da região e atende aos interesses de todos, e não se deve exigi-la a um único país ou com padrões duplos, acrescentou.
Fonte: Agência Xinhua