Donald Trump é um perigo para os EUA diz prefeito de Nova York

O prefeito da cidade de Nova York, Bill de Blasio, chamou nesta segunda-feira (14) de racista o pré-candidato presidencial republicano Donald Trump e assinalou que sua vitória nas eleições de novembro seria um perigo para os Estados Unidos.

Bill de Blasio, prefeito de Nova York

De Blasio, do Partido Democrata, fez referência às polêmicas declarações do multimilionário sobre os mexicanos e sua proposta de construir um muro na fronteira dos EUA com esse país para evitar a entrada de imigrantes ilegais.

Em uma entrevista na rede CNN, De Blasio assegurou que Trump utiliza o conceito de racismo de maneira deliberada e com fins políticos.

"Quando surge uma figura como ele e ninguém pode detê-lo, a democracia começa a se decompor", considerou o político nova-iorquino, que apoia na disputa a sua correligionária e ex-secretária de Estado Hillary Clinton.

Trump lidera a maioria das pesquisas na véspera da chamada superterça que terá lugar amanhã, com a realização das primárias em Illinois, Ohio, Carolina do Norte, Missouri e Flórida, que decidirão uma porção significativa dos delegados rumo às respectivas convenções em julho.

Segundo pesquisas da rede NBC News e o jornal The Wall Street Journal, Trump ganharia neste 15 de março na Flórida e Illinois, ainda que saísse derrotado em Ohio, onde venceria o também candidato John Kasich, governador desse estado.

Entre os democratas a ex-primeira dama Hillary mantém vantagem na Flórida, Carolina do Norte, Illinois e Ohio, ainda que nestes dois últimos há um ressurgimento das possibilidades de seu rival. o senador Bernie Sanders.