Chico Lopes manifesta apoio à greve dos professores e a estudantes

O deputado federal Chico Lopes (PCdoB-CE) manifestou, na última terça-feira (03/05), seu apoio aos professores da rede estadual, atualmente em greve por uma definição quanto ao reajuste salarial da categoria, pendente desde a data-base, 1º. de janeiro. Chico Lopes destaca a importância do movimento dos professores, parabeniza os trabalhadores pela luta e reconhece a disposição do Governo do Estado para ouvir os servidores, mas pede uma resposta rápida quanto ao pleito dos trabalhadores.

Chico Lopes - Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

“Compreendemos o momento delicado vivenciado pelas administrações estaduais quanto às finanças e o contexto político atribulado, com a grave ameaça de um golpe, mas a educação não pode ser prejudicada neste momento”, afirma Chico Lopes, justificando seu apoio ao movimento e seu apelo ao Governo do Estado em prol de uma solução rápida e satisfatória quanto ao tema.

“Os professores têm o apoio da sociedade nesta luta e merecem ser atendidos, ate porque compreendem as dificuldades deste momento e não estão pedindo nada de excepcional. Apenas a garantia do reajuste salarial a que tem direito e um percentual de somente 2% de valorização real”, acrescenta.

Ocupação das escolas

Chico Lopes também destaca a importância do engajamento dos estudantes cearenses, que estão ocupando escolas, preocupados com a qualidade da educação, inclusive com a apresentação de uma pauta especifica de reivindicações.

Os alunos, organizados na Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas (ACES), apoiam a greve dos professores da rede estadual, mas têm sua própria pauta de reivindicações, como o aumento dos recursos para merenda escolar, a revogação da portaria 1.169/15, o passe livre no sistema publico de transporte, a garantia de mais recursos para projetos pedagógicos e culturais, além da inclusão do tema questões de gênero na grade curricular de ensino.

"São reivindicações consistentes e importantes para a qualidade da educação. Esperamos que seja possível encaminhar o quanto antes o debate sobre esses pontos, para que possamos avançar e dar uma resposta à sociedade, o quanto antes", avalia Chico Lopes.