Brasileiros são ignorantes sobre a sua própria realidade
Os brasileiros desconhecem a realidade do seu próprio país, foi o que se constatou uma pesquisa mundial realizada pelo instituto Ipsos Mori sobre a percepção das pessoas sobre características do seu próprio povo. A "Perils of Perception” de 2015 revelou o grau de ignorância da população sobre questões relacionadas à realidade de sua pátria.
Publicado 04/05/2016 13:51

México e Índia foram os paises com população mais imprecisas em suas percepções, enquanto os sul-coreanos os mais precisos, seguidos pelos irlandeses. Nova Zelândia é o menos preciso dos países desenvolvidos (entre os cinco primeiros mais ignorantes), enquanto que a China está "no top 5" mais preciso.
A pesquisa foi realizada após pesquisadores enviaram questionários para milhares de participantes em 33 nações (28 delas foram rankeadas). Nestes países, um grupo diversificado de mil pessoas foram pesquisadas. Elas deveriam responder questionamentos como “qual porcentagem da população você acredita ter acesso à internet no país?”
Os brasileiros se saíram particularmente mal em questões como “qual a porcentagem de pessoas com menos de 14 anos no país?” — na média, a resposta foi 39%, quando o número real é 24% — e “qual a idade média dos habitantes?” — o palpite mais comum foi 56 anos, quando o dado correto é 31 anos. Nestes dois itens, fomos os piores rankeados.
Outros países
Os indianos, por exemplo, acham que são menos religiosos do que de fato são. Na pergunta “qual a porcentagem de pessoas não têm religião alguma”, eles apostaram em 33%, quando, na verdade, apenas 0,1% seria a resposta certa. Os mexicanos também erraram feio na mesma questão: disseram 35% (o correto seria 5%).
Na outra ponta, os sul-coreanos mostraram grande conhecimento de sua realidade, seguidos pelo irlandeses e pelos poloneses.
Os questionários foram respondidos, além dos países citados, na Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, China, Colômbia, França, Alemanha, Hungria, Israel, Itália, Japão, Montenegro, Holanda, Nova Zelândia, Noruega, Peru, Rússia, Arábia Saudita, Sérvia, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Reino Unido, Turquia e Estados Unidos.
A Pesquisa de Percepção realizou 25.556 entrevistas entre 1º de outubro a 16 de outubro de 2015.