Livro Primeiro de maio - Reprodução
O livro é de autoria do ítalo-brasileiro José Luiz Del Roio, ex-senador italiano, que estará presente no lançamento. Segundo o sindicalista João Carlos Gonçalves, o Juruna, a reedição do documento após 30 anos (a edição original é de 1986) só foi possível através do apoio unificado das centrais.
O lançamento acontece na semana em que se realiza o ato nacional das centrais sindicais em defesa do emprego e dos direitos trabalhistas, que será dia 22 de setembro. O objetivo é a defesa dos direitos dos trabalhadores, sob ataque no atual cenário político.
A unidade das centrais também se concretizou em torno da reedição do livro, desejo que vem sendo acalentado e trabalhado por Juruna desde 2012. A este processo uniu-se também o consultor sindical João Guilherme Vargas, autor de um dos prefácios da edição atual.
“Quando começamos a tocar o projeto, o João Guilherme também entrou e falou vamos fazer unitário e tentar buscar as demais centrais”, contou Juruna. Ele relembrou que o autor Del Roio ficou emocionado quando soube que as seis centrais tinham se unificado em torno do projeto.
“Ele ficou emocionado e eu fiquei mais ainda quando vi que a entrevista dele na Folha de São Paulo sobre o livro traduziu o que era o objetivo: A unidade das centrais e o enfrentamento contra a retirada de direitos”, enfatizou Juruna.
Centro de Memória
Tornar a nova edição uma realidade se deveu à determinação do Centro de Memória Sindical, espaço de referência do acervo da história dos trabalhadores. Carolina Maria Ruy, coordenadora de projetos do centro, foi a responsável pela produção da reedição do livro. Carolina tinha nove anos quando o livro foi lançado pela primeira vez.
Ela se entusiasma quando fala sobre a importância da iniciativa. “É fundamental porque a gente tem muito pouco da história do movimento sindical documentada e arquivada e disponível para as pessoas conhecerem. O livro é fácil de ler, acessível e fala de uma história referencial, que é a criação do dia do trabalho. É uma reverência ao dia do trabalhador”, declarou.
Jornada de trabalho

Carolina destacou também que a temática histórica do livro coincide com o cenário político no Brasil em que se volta a colocar no debate o aumento da jornada de trabalho. “O livro conta a história da luta pela redução da jornada de trabalho, que é uma das principais bandeiras do movimento sindical. Os direitos conquistados foram fruto de muita luta”, observou.
“O livro vem nos ajudar a fundamentar um confronto contra essa ideia de aumentar a jornada espalhada pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Um livro histórico se torna um elemento político do debate”, complementou Juruna, que é colaborador do Centro e também secretário-geral da Força Sindical.
130 anos do dia internacional do trabalhador
A ideia inicial seria relançar o livro no dia 1º de maio de maio deste ano, quando se completou 130 anos das comemorações do dia internacional do trabalhador. A edição original de 86 foi uma iniciativa do Centro de Memória, Oboré e Global Editora. Juruna relembrou que, naquela ocasião, “quando a luta dos trabalhadores era caso de polícia”, a secretária do Trabalho de São Paulo, Alda Marcantonio, contribuiu para o lançamento.
A tiragem de 2016 é de 30 mil exemplares, dos quais 29 mil estão vendidos para entidades do movimento sindical. Cada central que apoiou o lançamento adquiriu uma cota de livros. São elas Força Sindical, Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB).
Juruna deixou um recado a outras entidades de trabalhadores de todo o Brasil: “Estamos abertos ao convite das entidades que queiram realizar lançamentos do livro pelo Brasil e também viabilizar novas edições para fortalecermos a luta e a identidade dos trabalhadores”.
O local escolhido para o lançamento é o Sindicato dos Comerciários de São Paulo, centro da capital paulista. Em 2016, a entidade completa 75 anos de atuação junto à representação dos trabalhadores do segmento.
SERVIÇO
Lançamento do livro 1º de maio: sua origem, seu significado, suas lutas de José Luiz Del Roio
Data: 19 de setembro
Hora: 17 horas
Local: Rua Formosa, 99 – Centro – São Paulo (SP)
Confirmação de presença com Luciana ou Marta (11) 2121 5973