Por que Haddad deve ganhar e ACM Neto não? 

Já havia escrito, em perspectivas mais gerais, sobre isso no passado. Devido ao momento importante, escrevo agora especificamente sobre porque Fernando Haddad é um bom Prefeito e porque ACM Neto, definitivamente, não é.

Por Marcos Villas-Bôas* 

Por que Haddad deve ganhar e ACM Neto não?

Haddad repensou o Município de São Paulo de forma estrutural e tomou decisões importantes, a exemplo de: é preciso destravar a cidade, melhorando a mobilidade urbana e incentivando as pessoas a voltarem a ocupar as ruas.

Essa é uma tendência cada vez maior no mundo desenvolvido, onde as pessoas andam pelas ruas, usam bicicletas etc. em frequência infinitamente maior do que no Brasil. Se temos hoje um trânsito caótico em muitas capitais brasileiras, como Salvador/BA (o sétimo pior do mundo), isso é porque foram feitas escolhas no passado e no presente para dar prevalência aos carros, e não às pessoas.

Haddad regulou o Uber e as normas criadas pelo governo dele foram elogiadas no exterior e pelo próprio Uber.

Enquanto isso, ACM Neto defende o tal “direito dos taxistas” (que, na verdade, é o direito de não ter concorrência, ou seja, ter monopólio), tendo proibido o funcionamento do Uber, cujos carros são apreendidos volta e meia. Entre os motoristas do Uber que consultei, já se fala que, após ter os votos dos taxistas e suas famílias nas eleições, talvez ACM Neto libere o aplicativo. Ora, tenha paciência!

A Prefeitura de Salvador é uma das menos transparentes do país. Ficou em vigésimo (20o) lugar dentre as 27 capitais, ou seja, é a oitava (8a) pior do país, conforme levantamento da Controladoria Geral da União (CGU). São Paulo, por sua vez, ficou em sexto (6o) lugar em termos de transparência.

Obras da Prefeitura de Salvador foram contratadas junto a empresas da família de ACM Neto, até mesmo sem apresentação de concorrentes

Ao contrário de ACM Neto, sobre o qual recaem inúmeras acusações e suspeitas fortíssimas de benefícios a familiares e amigos, o governo de Fernando Haddad não passou por qualquer escândalo ou suspeita de corrupção. Aliás, ao contrário disso, o órgão criado por ele, a Controladoria Geral do Município, recuperou centenas de milhões de reais com a descoberta da máfia do ISS e de outros esquemas de corrupção, tendo demitido dezenas de servidores públicos.

O que dizer da educação e da saúde públicas?

A educação em Salvador sequer tinha uma prova específica de avaliação, que foi criada já na metade do mandato de ACM Neto, tendo avaliado 2014 e publicado resultado em 2015. Até então, no último dia de setembro de 2016, não há notícia do resultado de 2015, que, com certeza, não foi publicado porque prejudicaria o prefeito nas eleições.

O resultado da Prova Salvador de 2014 foi o de que mais de 80% dos alunos que chegava ao final do ensino fundamental (15 anos) não sabiam o básico de Português e Matemática.

O Secretário da Educação de ACM Neto foi inicialmente João Bacelar, amplamente acusado de corrupção desde quando foi secretário do ex-prefeito João Henrique. Bacelar deixou por vontade própria a secretaria para concorrer a deputado federal, cargo para o qual foi eleito, mas quem se destacou mesmo no Congresso Nacional foi o seu primo, homônimo, como um dos principais “homens” de Eduardo Cunha.

Haddad fez investimentos nunca vistos na educação do Município de São Paulo com elevação do número de vagas em creches e escolas sem igual, além de que o nível escolar do município vem melhorando gradativamente.

Haddad, como prometido, conseguirá concluir seu mandato com os 3 hospitais prometidos entregues. ACM Neto não construiu nenhum hospital. A saúde pública em Salvador é uma completa calamidade.

Poderia escrever um livro sobre as diferenças entre os dois prefeitos, porém há um ponto em que ACM Neto foi infinitamente melhor do que Haddad e que precisa ser comentado: a comunicação.

ACM Neto, como o avô era, é um “marketeiro”: aparece em foto com o sapato rasgado para dizer que é trabalhador, faz vídeo dançando no meio do povo no carnaval (ainda que com inúmeros seguranças à paisana em volta fingindo que eram parte do povo), fez reformas em pontos que estão em evidência, como na orla marítima do Rio Vermelho e da Barra em Salvador, usou as redes sociais como ninguém etc.

Haddad foi um prefeito de trabalho duro e de pouca comunicação. Agora, paga pelo erro de não ter comunicado melhor seus feitos e aparecido mais durante o mandato.

O eleitor precisa ter consciência de que domingo é dia de decidir se sua cidade vai ou não melhorar nos próximos quatro anos, o que é sinônimo de sua vida melhorar ou não. Não se trata de uma manifestação ideológica, de dar um voto por birra ou por atração pela imagem do candidato.

É a vida de toda uma população que está em jogo. Ou se privilegia a honestidade e a real boa administração, ou se privilegia a “marketagem”, a falta de transparência e as obras “de fachada”.

Se o brasileiro quer viver melhor, ele precisa começar a votar melhor. Por que Salvador (e a Bahia) tem tantos problemas se a família Magalhães manda na cidade (e no estado) há mais ou menos 40 anos?

Haddad, por outro lado, é elogiado por órgãos, especialistas e veículos de imprensa estrangeiros. Até parte do próprio PT não gosta dele por ter um posicionamento mais centralizado e responsável política e administrativamente.

Espero ter ajudado. Que todos tenham um ótimo final de semana de eleições.