Novo premiê italiano obtém apoio da Câmara de Deputados do país
O recém instalado premiê italiano, Paolo Gentiloni, obteve nesta terça-feira (14) a confiança da Câmara de Deputados por 368 votos contra 105.
Publicado 14/12/2016 17:33

Na votação não participaram os representantes do Movimento Cinco Estrelas e outros agrupamentos opositores em sinal de protesto.
O programa apresentado por Gentiloni é, como se esperava, uma continuação do desenvolvido há uns dias pelo governo de seu antecessor, Matteo Renzi.
Segundo Gentiloni, o seu é um governo de responsabilidade, "garante da estabilidade das instituições que tentará concentrar todas as energias nos desafios que a Italia tem diante de si".
As tarefas – sublinhou – são definidas pela Constituição e seu perfil político está inscrito na maioria que sustentou o governo precedente, que se mantém.
Gentiloni expressou que deixa à dialética entre as forças políticas o debate sobre a duração de seu mandato, porque, segundo a Constituição, um governo subsiste enquanto tenha a confiança do parlamento.
Quanto à nova lei eleitoral que deve ser elaborada para as próximas eleições, recordou que é um assunto que compete ao poder legislativo a cujos integrantes corresponde chegar a acordos eficazes.
O premiê irá nesta sexta-feira (15) ao Senado para solicitar o voto de confiança e concluir assim o procedimento de aprovação parlamentar a sua designação por encarrego do presidente da República, Sergio Mattarella.